O dispositivo das rodas de escuta no trabalho de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19392

Palavras-chave:

Rodas de escuta, Psicanálise, Educação infantil

Resumo

As educadoras desempenham um papel significativo na constituição da subjetividade e no desenvolvimento infantil. Contudo, a literatura aponta a carência da atenção voltada a essas profissionais ao considerar a relevância do seu papel no cuidado e educação de crianças. Por isso, o presente artigo tem como objetivo debater o dispositivo de rodas de escuta na prática com educadoras de uma escola de educação infantil a partir de um projeto de pesquisa-extensão. Como metodologia assumiu-se uma revisão narrativa de literatura que permitiu a discussão a respeito dos atravessamentos do trabalho com a educação infantil. As rodas de escuta sustentadas pela psicanálise, constituíram-se como um dispositivo potente de circulação da palavra e para a emergência de relações de alteridade.

 

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Biografia do Autor

Maria Eduarda T. B. de O., Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs).

Luisa P. Comerlato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicológa e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs).

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (IPSSCH / UFRGS); Co-coordenadora do Núcleo de Estudo em Psicanálise e Infâncias (NEPIs).

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

FARIAS, M. E. T. B. de O.; COMERLATO, L. P.; FERRARI, A. G. O dispositivo das rodas de escuta no trabalho de educação infantil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024002, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19392. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19392. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional