O dispositivo das rodas de escuta no trabalho de educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19392Mots-clés :
Rodas de escuta, Psicanálise, Educação infantilRésumé
As educadoras desempenham um papel significativo na constituição da subjetividade e no desenvolvimento infantil. Contudo, a literatura aponta a carência da atenção voltada a essas profissionais ao considerar a relevância do seu papel no cuidado e educação de crianças. Por isso, o presente artigo tem como objetivo debater o dispositivo de rodas de escuta na prática com educadoras de uma escola de educação infantil a partir de um projeto de pesquisa-extensão. Como metodologia assumiu-se uma revisão narrativa de literatura que permitiu a discussão a respeito dos atravessamentos do trabalho com a educação infantil. As rodas de escuta sustentadas pela psicanálise, constituíram-se como um dispositivo potente de circulação da palavra e para a emergência de relações de alteridade.
Téléchargements
Références
ARROSI, K. E.; FERRARI, A. G.; SILVA, M. R. Mulheres, mães, educadoras: notas sobre (im)possibilidades na transmissão do cuidado. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. e57/ 1–23, 2022. DOI: 10.5902/1984644455362. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/55362. Acesso em: 02 nov. 2023.
AZEVEDO, A.; ADLER, B. M.; PACHECO, E.; SILVA, A. M. Mal-estar e sofrimento psíquico de jovens: a sociedade do cansaço e os impasses na educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 14., 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEUSP, 2021. Tema: Os nomes da criança: infâncias, alteridade e inclusão. Disponível em: https://sites.usp.br/lepsi/eventos/. Acesso em: 06 dez. 2023.
BROIDE, J.; BROIDE, E. E. A psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenção. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2020.
DUNKER, C.; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: Como escutar os outros pode transformar vidas. 1. ed. [S. l.]: Paidós, 2021.
FERRARI, A. G.; FERNANDES, P.; SILVA, M. R.; SCAPINELLO, M. A experiência com a Metodologia IRDI em creches: pré-venir um sujeito. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 17–33, jan. 2017. DOI: 10.1590/1415-4714.2017v20n1p17.2
FERRARI, A. G.; COUTO, M. G.; KESSLER, J. A.; SILVA, M. R. Educadoras na educação infantil: Intersecções do trabalho de educação-cuidado. Educação, [S. l.], v. 45, n. 1, p. e41780, p. 1-12, 2022. DOI: 10.15448/1981-2582.2022.1.41780. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/41780. Acesso em: 29 nov. 2023.
FREUD, S. Psicologia das massas e análise do Eu. In: Cultura, sociedade e religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 137-232. Originalmente publicado em 1921.
FREUD, S. Recomendações ao médico para o tratamento psicanalítico. In: Fundamentos da clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 93-106. Originalmente publicado em 1912.
CARVALHO, M. G. de. Intersubjetividade e interludicidade na escola de educação infantil: encontros e desencontros entre educadora e bebê. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219395 Acesso em: 17 dez. 2023.
GNATTA, H. T.; MARCOLINO-GALLI, J.; BALLÃO, C. M. A Função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica: Uma revisão integrativa. Educação, [S. l.], v. 43, n. 2, p. e32010, p. 1-9, 2020. DOI: 10.15448/1981-2582.2020.2.32010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/32010. Acesso em: 22 nov. 2023.
GUIMARÃES, C. M. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 81-142, 2017. DOI: 10.5965/1984723818382017081
KUPFER, M. C. M.; LERNER, A. B. C. Retratos do mal-estar contemporâneo na educação infantil. In: VOLTOLINI, R. (org.). Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2014. p. 281-236.
LACAN, J. Função e Campo da Fala e da Linguagem em Psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 1998. p. 238-324. Originalmente publicado em 1953.
LACAN, J. O seminário, livro 10: a angústia. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Originalmente publicado em 1962/63.
MARTINS, M. F. D.; VIEIRA, J. S.; FEIJÓ, J. R.; BUGS, V. O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 281-289, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172014000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 out. 2023.
MOURA, M. S. S.; GIANNELLA, V. A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 9–24, 2017. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 13 set. 2023
PEREIRA, M. R. De que hoje padecem os professores da Educação Básica? Educar Em Revista, [S. l.], n. 64, p. 71–87, 2017. DOI: 10.1590/0104-4060.49815. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/tHSHmjdZKsdbGgnBBkPYyfJ/?lang=pt. Acesso em: 07 out. 2023.
QUINET, A. As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Zahar. 2016. Originalmente publicado em 1991.
ROSA, M. D. Sofrimento Sociopolítico, Silenciamento e a Clínica Psicanalítica. Psicologia: Ciência e Profissão [online], [S. l.], v. 42, E242179, 2022. DOI: 10.1590/1982-3703003242179. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6RKgPXpGHZ8YwHd9PHGGtnf/#. Acesso em: 05 set. 2023.
SILVA, M. da R.; MEDEIROS, C. B. de.; ARROSI, K. E.; FERRARI, A. G. “Que bom que ele havia estranhado”: Considerações sobre a metodologia IRDI. Psicologia Escolar E Educacional, [S. l.], v. 25, e226338, 2021. DOI: 10.1590/2175-35392021226338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/pPnSZytPCRgnFKszcxbhb9q/?lang=pt. Acessado em: 11 jan. 2024.
VIEIRA, J. S.; GARCIA, M. M. A.; MARTINS, M. F. D.; ESLABÃO, L.; SILVA, A. F.; BALINHAS, V. G.; FETTER, C. L. R.; GONÇALVES, V. B. Constituição das doenças da docência. Cadernos de Educação, [S. l.], v. 37, p. 303-324, 2010. DOI: 10.15210/caduc.v0i37.1589. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1589. Acesso em: 16 dez. 2023.
VOLTOLINI, R. O dispositivo grupal. In: VOLTOLINI, R. (org.). Psicanálise e formação de professores: Antiformação docente. 1.ed. São Paulo: Zagodoni, 2018. p. 89-108.
WILES, J. M.; FERRARI, A. G. Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], n. 24, E213976, 2020. DOI: 10.1590/2175-35392020213976. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/LwXDz3QBBSCRk6C4zzPtyPv/?lang=pt#. Acesso em: 23 set. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Eduarda Tenório Brito de Oliveira Farias, Luisa Pellegrini Comerlato, Andrea Gabriela Ferrari (Autor) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.