O dispositivo das rodas de escuta no trabalho de educação infantil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19392

Mots-clés :

Rodas de escuta, Psicanálise, Educação infantil

Résumé

As educadoras desempenham um papel significativo na constituição da subjetividade e no desenvolvimento infantil. Contudo, a literatura aponta a carência da atenção voltada a essas profissionais ao considerar a relevância do seu papel no cuidado e educação de crianças. Por isso, o presente artigo tem como objetivo debater o dispositivo de rodas de escuta na prática com educadoras de uma escola de educação infantil a partir de um projeto de pesquisa-extensão. Como metodologia assumiu-se uma revisão narrativa de literatura que permitiu a discussão a respeito dos atravessamentos do trabalho com a educação infantil. As rodas de escuta sustentadas pela psicanálise, constituíram-se como um dispositivo potente de circulação da palavra e para a emergência de relações de alteridade.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Eduarda Tenório Brito de Oliveira Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs).

Luisa Pellegrini Comerlato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicológa e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura da UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs).

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (IPSSCH / UFRGS); Co-coordenadora do Núcleo de Estudo em Psicanálise e Infâncias (NEPIs).

Références

ARROSI, K. E.; FERRARI, A. G.; SILVA, M. R. Mulheres, mães, educadoras: notas sobre (im)possibilidades na transmissão do cuidado. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. e57/ 1–23, 2022. DOI: 10.5902/1984644455362. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/55362. Acesso em: 02 nov. 2023.

AZEVEDO, A.; ADLER, B. M.; PACHECO, E.; SILVA, A. M. Mal-estar e sofrimento psíquico de jovens: a sociedade do cansaço e os impasses na educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 14., 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEUSP, 2021. Tema: Os nomes da criança: infâncias, alteridade e inclusão. Disponível em: https://sites.usp.br/lepsi/eventos/. Acesso em: 06 dez. 2023.

BROIDE, J.; BROIDE, E. E. A psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenção. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2020.

DUNKER, C.; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: Como escutar os outros pode transformar vidas. 1. ed. [S. l.]: Paidós, 2021.

FERRARI, A. G.; FERNANDES, P.; SILVA, M. R.; SCAPINELLO, M. A experiência com a Metodologia IRDI em creches: pré-venir um sujeito. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 17–33, jan. 2017. DOI: 10.1590/1415-4714.2017v20n1p17.2

FERRARI, A. G.; COUTO, M. G.; KESSLER, J. A.; SILVA, M. R. Educadoras na educação infantil: Intersecções do trabalho de educação-cuidado. Educação, [S. l.], v. 45, n. 1, p. e41780, p. 1-12, 2022. DOI: 10.15448/1981-2582.2022.1.41780. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/41780. Acesso em: 29 nov. 2023.

FREUD, S. Psicologia das massas e análise do Eu. In: Cultura, sociedade e religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 137-232. Originalmente publicado em 1921.

FREUD, S. Recomendações ao médico para o tratamento psicanalítico. In: Fundamentos da clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 93-106. Originalmente publicado em 1912.

CARVALHO, M. G. de. Intersubjetividade e interludicidade na escola de educação infantil: encontros e desencontros entre educadora e bebê. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219395 Acesso em: 17 dez. 2023.

GNATTA, H. T.; MARCOLINO-GALLI, J.; BALLÃO, C. M. A Função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica: Uma revisão integrativa. Educação, [S. l.], v. 43, n. 2, p. e32010, p. 1-9, 2020. DOI: 10.15448/1981-2582.2020.2.32010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/32010. Acesso em: 22 nov. 2023.

GUIMARÃES, C. M. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 81-142, 2017. DOI: 10.5965/1984723818382017081

KUPFER, M. C. M.; LERNER, A. B. C. Retratos do mal-estar contemporâneo na educação infantil. In: VOLTOLINI, R. (org.). Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2014. p. 281-236.

LACAN, J. Função e Campo da Fala e da Linguagem em Psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 1998. p. 238-324. Originalmente publicado em 1953.

LACAN, J. O seminário, livro 10: a angústia. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Originalmente publicado em 1962/63.

MARTINS, M. F. D.; VIEIRA, J. S.; FEIJÓ, J. R.; BUGS, V. O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 281-289, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172014000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 out. 2023.

MOURA, M. S. S.; GIANNELLA, V. A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 9–24, 2017. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 13 set. 2023

PEREIRA, M. R. De que hoje padecem os professores da Educação Básica? Educar Em Revista, [S. l.], n. 64, p. 71–87, 2017. DOI: 10.1590/0104-4060.49815. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/tHSHmjdZKsdbGgnBBkPYyfJ/?lang=pt. Acesso em: 07 out. 2023.

QUINET, A. As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Zahar. 2016. Originalmente publicado em 1991.

ROSA, M. D. Sofrimento Sociopolítico, Silenciamento e a Clínica Psicanalítica. Psicologia: Ciência e Profissão [online], [S. l.], v. 42, E242179, 2022. DOI: 10.1590/1982-3703003242179. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6RKgPXpGHZ8YwHd9PHGGtnf/#. Acesso em: 05 set. 2023.

SILVA, M. da R.; MEDEIROS, C. B. de.; ARROSI, K. E.; FERRARI, A. G. “Que bom que ele havia estranhado”: Considerações sobre a metodologia IRDI. Psicologia Escolar E Educacional, [S. l.], v. 25, e226338, 2021. DOI: 10.1590/2175-35392021226338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/pPnSZytPCRgnFKszcxbhb9q/?lang=pt. Acessado em: 11 jan. 2024.

VIEIRA, J. S.; GARCIA, M. M. A.; MARTINS, M. F. D.; ESLABÃO, L.; SILVA, A. F.; BALINHAS, V. G.; FETTER, C. L. R.; GONÇALVES, V. B. Constituição das doenças da docência. Cadernos de Educação, [S. l.], v. 37, p. 303-324, 2010. DOI: 10.15210/caduc.v0i37.1589. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1589. Acesso em: 16 dez. 2023.

VOLTOLINI, R. O dispositivo grupal. In: VOLTOLINI, R. (org.). Psicanálise e formação de professores: Antiformação docente. 1.ed. São Paulo: Zagodoni, 2018. p. 89-108.

WILES, J. M.; FERRARI, A. G. Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], n. 24, E213976, 2020. DOI: 10.1590/2175-35392020213976. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/LwXDz3QBBSCRk6C4zzPtyPv/?lang=pt#. Acesso em: 23 set. 2023.

Publié-e

2024-07-12

Comment citer

FARIAS, M. E. T. B. de O.; COMERLATO, L. P.; FERRARI, A. G. O dispositivo das rodas de escuta no trabalho de educação infantil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024002, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19392. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19392. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional