Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida

Um relato de experiência na escola pública

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.17441

Mots-clés :

Orientação Profissional, Projeto de Vida, Escola Pública

Résumé

Trata-se de um relato de experiência de Orientação Profissional realizada numa escola pública do Estado do Ceará, localizada no Município de Maracanaú com os alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência com um grupo de Orientação Profissional como instrumento mediador na construção de projetos de vida com alunos de uma escola pública. O grupo chamado de Construindo Caminhos foi constituído de quatro encontros. A Orientação Profissional foi realizada numa perspectiva sócio-histórica, em que o indivíduo é compreendido de forma ampla e contextualizada, sendo o principal objetivo compreender a realidade sócio-histórica e suas contradições e a partir disso e mediar uma tomada de consciência nas escolhas, pensando nos caminhos possíveis e desejáveis. Com isso, observa-se que a Orientação Profissional na perspectiva sócio-histórica é capaz de mediar através de instrumentos a construção de projetos de vida de alunos oriundos de escolas públicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Gutyerrez Moreno Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pós-Doutora em Psicologia pela UFRGS. Profa. Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM). Pesquisadora do CNPq -1D.

Références

ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 41, p. 375-390, Abril/Jun. 2015. DOI: 10.1590/s1517-97022015021851.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 169, 30 ago. 2012a.

BRASIL, Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 15 out. 2012b.

BASTOS, J. C. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: Um olhar sobre suas trajetórias. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v. 6, n. 2, p. 31-43, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2023.

BOCK, S. D. Orientação Profissional: uma abordagem sócio-histórica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BONETI, L. W.; EISENBACH NETO, F. J.; BUENO DE LIMA, C. O ideário neoliberal e a individualização dos processos educativos na América Latina: cidadania e direitos humanos. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 33-56, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6752. Acesso em: 14 jan. 2023.

BOTELHO, P. S.; CUNHA, T. C.; BICALHO, P. P. G. de. Processos de criminalização da pobreza no território escolar. Revista Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 24, 2020. DOI: 10.1590/2175-35392020200988.

BREMM, E. S.; BISOL, C. A. Sinalizando a adolescência: narrativas de adolescentes surdos. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 28, n. 2, p. 272-287, jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 fev. 2023.

CAMPOS, J. L. A.; SILVA, T. C.; ALBUQUERQUE, U. P. Observação participante e diário de campo: onde e como utilizar?. In: ALBUQUERQUE, U. P. et al. (org.). Método de pesquisa qualitativa para etnobiologia. Recife, PE: Nuppea, 2021. p. 95-112.

CARVALHO, T. O.; MARINHO-ARAUJO, C. M. Psicologia escolar e orientação profissional: fortalecendo as convergências. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 219-228, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200007&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 08 maio 2023.

COSTA, A. R..; SILVA, M. A. L. da. Jovens Batalhadores entre a Formação e o Trabalho: uma incógnita no ideário juvenil. Inovação & Tecnologia Social, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 83–95, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/4071. Acesso em: 4 mar. 2023.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 maio 2023.

DANTAS, S. S.; CIAMPA, A. DA C. Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação. Revista de Psicologia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 138-152. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1482. Acesso em: 05 fev. 2023.

DAYRELL, J. T. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educ. Rev., Belo Horizonte, n.30, p. 25-38, 1999. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 16 fev. 2023.

FARIAS, S. A.; BORTOLANZA, A. M. E. Concepção de mediação: o papel do professor e da linguagem. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 94–109, 2013. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/626. Acesso em: 8 mar. 2023.

FRIZZO, K. R. Diário de Campo: Reflexões epistemológicas e metodológicas. In: SARRIERA, J. C.; SAFORCADA, E. T. (org.) Introdução à Psicologia Comunitária: Bases teóricas e metodológicas. Porto Alegre, RS: Sulina. p. 167-185.

KLEIN, A. M.; ARANTES, V. A. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação e Realidade, p. 167-185. v. 41, n. 1, p. 135-154, 2016. DOI: 10.1590/2175-623656117.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIMA, E. B. et al. Perejivânie (Vivência) na prática de Orientação Profissional: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Rev. bras. orientac. Prof., Campinas, v. 21, n. 2, p. 151-161, dez. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902020000200004&lng=pt&nrm=iso.7n0j~´4. Acesso em: 25 abr. 2023.

LISBOA, M. D. O desemprego na juventude: um estudo sobre o sentido do desemprego para jovens que residem em cidades de sub-regiões produtivas da indústria do calçado, na região Sudeste do país. 2010. (Pesquisa de Pós-Doutorado) – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, São Paulo.

MANDELLI, M. T.; SOARES, D. H. P.; LISBOA, M. D. Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arq. Bras. Psicol., Rio de Janeiro, v. 63, n. spe, p. 49-57, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672011000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 jan. 2023.

MARCELINO, M. Q. S.; CATAO, M. F. F. M.; LIMA, C. M. P. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicol. cienc. prof., [S. l.], v. 29, n. 3, p. 544-557. 2009. DOI: 10.1590/S1414-98932009000300009.

MARTINS, P. DE O.; TRINDADE, Z. A.; ALMEIDA, Â. M. DE O. O ter e o ser: representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 555–568, 2003. DOI: 10.1590/S0102-79722003000300014.

MEDRADO, B.; SPINK, M. J.; MÉLLO, R. P. Diários como atuantes em nossas pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. In: SPINK, M. J. et al. (org.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Cetro de Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014. p. 273-294.

MELSERT, A. L. M.; BOCK, A. M. B. Dimensão subjetivada desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres. Educ. Pesqui., v. 41, n. 3, p. 773-790, 2015. DOI: 10.1590/S1517-9702201507135302.

MOCELIN, C. E. Uma análise marxiana da política de cotas no ensino superior público brasileiro. Revista Katál, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 101-110, 2020. DOI: 10.1590/1982-02592020v23n1p101.

SANTOS, M. E. G.; OLIVEIRA, A. L. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-19, abr./jun. 2021. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 30 abr. 2023.

SILVA, A. V. et al. Orientação profissional e vulnerabilidade social na escola pública: um relato de experiência. Revista de Psicologia da IMED, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 175-188, 2021. DOI: 10.18256/2175-5027.2021.v13i2.4052.

SOARES, D. H. P.; KRAWULSKI, E. Modalidades de trabalho e utilização de técnicas em orientação profissional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, P. H. P. (org.). Orientação Vocacional Ocupacional: novos achados teóricos técnicos e instrumentais para clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 292-305.

VIGOTSKI, L. V. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

WHITAKER, D. C. A. Da invenção do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 289-297, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/125179. Acesso em: 30 mar. 2023.

ZAN, D.; KRAWCZYK, N. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Revista Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 607-620, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i27.1032. Acesso em: 25 jan. 2023.

Publié-e

2024-07-12

Comment citer

NOGUEIRA, C. G. M.; XIMENES, V. M. Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida: Um relato de experiência na escola pública. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024005, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.17441. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17441. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional