Emprego e trabalho

um estudo com egressos de um colégio técnico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12861

Mots-clés :

Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Emprego

Résumé

Objetivou-se a análise do movimento e da inserção dos estudantes que realizaram os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Segurança do Trabalho, na Modalidade Subsequente (Turmas entre os períodos 2005-2012) em colégio técnico vinculado a uma universidade federal. Descreve-se a dinâmica e consequente transição ocorrida no espaço e tempo decorridos entre a Escola e a Empresa. O recorte de tempo da pesquisa equivale ao período de governo dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2003-2014), que, no campo da política brasileira, apresentou indícios de uma possível diferenciação ao projeto neoliberal, como projeto societário no âmbito do embate político, social e ideológico. Partiu-se da proposição que a possibilidade da realização de um curso técnico pode influenciar decisivamente na configuração das fronteiras de convivência dos sujeitos, determinando as suas reais condições de vida e enfrentamento do mundo do trabalho, emprego e empregabilidade. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/metodológico a análise dialética, compreendida como possibilidade crítica de análise dos fenômenos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quarenta e quatro estudantes. A análise dos dados foi produzida em consonância com a dialética. Como resultado, confirmou-se a proposição inicial, pois 86% (38) dos sujeitos entrevistados atualmente trabalham na sua área de formação técnica; 82% (36) do coletivo evidenciou o aumento da renda após a conclusão do Curso Técnico e o grau de satisfação com a área de formação técnica escolhida atingiu um índice total de 98% (43); revelou ainda que 93%, isto é, 40 de 44 entrevistados confirmam a importância da Educação Profissional para o seu ingresso e permanência no mundo do trabalho. Destacam-se as diferenças entre as classes sociais historicamente constituídas e contraditórias. Em decorrência, há a conflituosa trajetória de pertença ao mundo do trabalho, reconhecendo-se, então, o movimento dos trabalhadores, que se implica em um choque de realidade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cláudio Rodrigues do Nascimento, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Doutor em Educação (UFSM). Professor do Colégio Técnico Industrial (CTISM/UFSM). Brasil. E-mail: crnmedser@gmail.com.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (UFSM). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado em Educação Profissional da (UFSM). Brasil. E-mail: anaililferreira@yahoo.com.br.

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Publié-e

2021-12-06

Comment citer

NASCIMENTO, C. R. do; FERREIRA, L. S. Emprego e trabalho: um estudo com egressos de um colégio técnico. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, p. 135–153, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12861. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12861. Acesso em: 18 juill. 2024.

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Rubrique

Estudos/Ensaios