Emprego e trabalho

um estudo com egressos de um colégio técnico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12861

Keywords:

Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Emprego

Abstract

Objetivou-se a análise do movimento e da inserção dos estudantes que realizaram os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Segurança do Trabalho, na Modalidade Subsequente (Turmas entre os períodos 2005-2012) em colégio técnico vinculado a uma universidade federal. Descreve-se a dinâmica e consequente transição ocorrida no espaço e tempo decorridos entre a Escola e a Empresa. O recorte de tempo da pesquisa equivale ao período de governo dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2003-2014), que, no campo da política brasileira, apresentou indícios de uma possível diferenciação ao projeto neoliberal, como projeto societário no âmbito do embate político, social e ideológico. Partiu-se da proposição que a possibilidade da realização de um curso técnico pode influenciar decisivamente na configuração das fronteiras de convivência dos sujeitos, determinando as suas reais condições de vida e enfrentamento do mundo do trabalho, emprego e empregabilidade. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/metodológico a análise dialética, compreendida como possibilidade crítica de análise dos fenômenos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quarenta e quatro estudantes. A análise dos dados foi produzida em consonância com a dialética. Como resultado, confirmou-se a proposição inicial, pois 86% (38) dos sujeitos entrevistados atualmente trabalham na sua área de formação técnica; 82% (36) do coletivo evidenciou o aumento da renda após a conclusão do Curso Técnico e o grau de satisfação com a área de formação técnica escolhida atingiu um índice total de 98% (43); revelou ainda que 93%, isto é, 40 de 44 entrevistados confirmam a importância da Educação Profissional para o seu ingresso e permanência no mundo do trabalho. Destacam-se as diferenças entre as classes sociais historicamente constituídas e contraditórias. Em decorrência, há a conflituosa trajetória de pertença ao mundo do trabalho, reconhecendo-se, então, o movimento dos trabalhadores, que se implica em um choque de realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudio Rodrigues do Nascimento, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Doutor em Educação (UFSM). Professor do Colégio Técnico Industrial (CTISM/UFSM). Brasil. E-mail: crnmedser@gmail.com.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (UFSM). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado em Educação Profissional da (UFSM). Brasil. E-mail: anaililferreira@yahoo.com.br.

References

BOITO Jr., Armando; GALVÃO, Andréia. Política e Classes Sociais no Brasil dos anos 2000. São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2012, 430 p.
BORON, Atílio. A. “Aula inaugural: pelo necessário (e demorado) retorno ao marxismo”, In: BORON, Atílio. A; AMADEO, Javier; GONZÁLEZ, Sabrina. (orgs) A teoria marxista hoje – problemas e perspectivas. Buenos Aires, Argentina: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, pp.33-50. 2006, 488 p.
BRASIL, Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT. http://pronatec.mec.gov.br/cnct/ (Acesso em 27/03/2014).
BRASIL, Lei Nº 11.741 de 16 de julho de 2008. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm#art1
(Acesso em 16/04/2014).
BRASIL, Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica. Setec – Ministério da Educação. Site acessível em: http://redefederal.mec.gov.br/ (Acesso em 27/03/2014).
BRASIL, MEC. Setec – Ministério da Educação. Site acessível em: http://portal.mec.gov.br/setec (Acesso em 27/03/2014).
BRASIL, MEC. Sistec - Acordo com o Sistema S – Ministério da Educação. Site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6635.htm e http://portal.mec.gov.br/pronatec/acordo-de-gratuidade (Acesso em 27/03/2014).
CARDOSO, Adalberto Moreira. A Construção da Sociedade do Trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Alameda Casa Editorial, 2010, 464 p.
FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. Curitiba: CRV, 2017.
FERREIRA, Liliana Soares. “Trabalho pedagógico na escola: do que se fala?”. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abr./jun. 2018.
FERREIRA, Liliana Soares. Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro , v. 25, e250006, p. 1-18, 2020.
FERREIRA, Liliana Soares. Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul. Curitiba: Editora CRV, 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho como princípio educativo: por uma superação das ambiguidades. Rio de Janeiro, Boletim Técnico do SENAC, v. 11, nº 3, p. 175-182, set/dez.1985.
FRIGOTTO, Gaudêncio. “Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas”. In: NOVAES, Regina; VANNUCHI, Paulo. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2004, p.180-216.
KUENZER, Acácia Zeneida. “Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho”. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval;
KUENZER, Acácia Zeneida. “Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente”. Revista Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, Out/2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br, acesso em 16/04/2014.
KUENZER, Acácia Zeneida, GRABOWSKI, Gabriel. “A produção do conhecimento no campo da educação profissional no regime de acumulação flexível”. Holos, vol. 6, pp. 22-32, setembro, 2016.
LÖWY, Michel. Ideologias e Ciências Sociais: elementos para uma análise marxista. Editora Cortez, São Paulo, 1989.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista 1848. Porto Alegre, RS, L&PM Editores, 2012.
NASCIMENTO, Claudio Rodrigues. “A Dialética nas Fronteiras da Convivência: o movimento dos sujeitos a partir de uma Escola Técnica Industrial em direção ao mundo do trabalho”. Tese de Doutorado. 2018, 366 p. Programa de Pós-graduação em Educação, UFSM, Santa Maria, RS, 2018.
NERI, Marcelo. A Nova Classe Média: o lado brilhante na base da pirâmide. São Paulo, Editora Saraiva, 2011.
SADER, Emir. LULA E DILMA – 10 Anos de Governos Pós-Neoliberais no Brasil. São Paulo / Rio de Janeiro, Boitempo Editorial, Flacso Brasil, 2013, 379 p.
SAVIANI, Dermeval. “Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos”. Revista Brasileira de Educação. V.12 n.34 janeiro / abril, Campinas, SP, 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 07/05/2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 2008.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Published

2021-12-06

How to Cite

NASCIMENTO, C. R. do; FERREIRA, L. S. Emprego e trabalho: um estudo com egressos de um colégio técnico. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, p. 135–153, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12861. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12861. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Estudos/Ensaios