A história do ensino de História no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990

Palabras clave:

história, educação escolar, disciplina de história

Resumen

O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Weber Cardoso Schneider, Instituto Federal Sul Rio-grandensePrefeitura Municipal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2004). É especialista em História do Brasil (conclusão em 2010). Atualmente é professora PII- História da Prefeitura Municipal de Pelotas, foi professora substituta-História do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no período de maio de 2015 a maio de 2017. Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias do IFSUL Câmpus Pelotas, com o tema de pesquisa intitulado: O Ensino de História e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul Rio-grandense

Possui graduação em Pedagogia, graduação em História, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense e atua junto ao Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente.

Citas

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL, Ato complementar nº 75, 20 outubro de 1969. Disponível em HTTP:// Texto disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ACP/acp-75-69.htm. Acesso em 16 nov. de 2017.

BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de setembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 13 jan. de 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL, Resolução nº 8/71 de 1º de dezembro de 1971, do CFE. Fixa o núcleo- comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus, definindo lhes os objetivos e a amplitude. In: Documenta. nº 133, Rio de Janeiro, dez 1971. Disponivel em : www.histedbr.fe.unicamp.br/ Acesso em 30 ago. de 2017.

BRASIL, Lei nº 11.645, 10 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645. Acesso em: 07 jan. de 2019.

BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989; tradução Nilo Odália. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991. BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas; tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1992.

CABRINI, Conceição. O ensino de História: revisão urgente. 5° ed, São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAIMI, Flávia Eloisa. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.

CORSETTI, Berenice; CANAN, Silvia Regina. A formação docente na área de História: reflexões a partir da análise das Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica. In: BARROSO, Vera Lúcia Maciel. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre, ANPUH, 2010.

CRUZ, Marília Beatriz Azevedo, O ensino de História no contexto das transições paradigmáticas das História e da Educação, (In) NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 2º edição. Campinas SP: Papirus, 1994.

FONSECA. Fazer e Ensinar História. 1º ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

FONSECA, Selva Guimarães, SILVA, Marcos A. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, V. 31, nº 60, 2010.

FONSECA, Thais Nívia de Lima. História e ensino de história. 3º Ed Belo Horizonte, Autêntica editora, 2011.

GUIMARÃES, Selva, Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2015.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6º edição. São Paulo: Contexto, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1990.

NADAI, Elza. O ensino de história e a pedagogia do cidadão. In: PINSKI, Jaime. O Ensino de história e a criação do fato. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 1994 (Coleção Repensando o ensino).

OLIVEIRA, Denninson de. Professor Pesquisador em Educação Histórica. Editora Intersaberes, Curitiba, 2012.

PINSKY, Jaime. O Ensino de história e a criação do fato. 6ª ed.. São Paulo: Contexto, 1994 (Coleção Repensando o ensino).

SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismênia S.Silveira. A Leitura Crítica do documento. In: SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismênia S.Silveira. História, Documentos e Metodologia de Pesquisa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado

2022-06-29

Cómo citar

SCHNEIDER, S. W. C.; LEON, A. D. A história do ensino de História no Brasil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990. Acesso em: 22 nov. 2024.