A história do ensino de História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990Palavras-chave:
história, educação escolar, disciplina de históriaResumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL, Ato complementar nº 75, 20 outubro de 1969. Disponível em HTTP:// Texto disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ACP/acp-75-69.htm. Acesso em 16 nov. de 2017.
BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de setembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 13 jan. de 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL, Resolução nº 8/71 de 1º de dezembro de 1971, do CFE. Fixa o núcleo- comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus, definindo lhes os objetivos e a amplitude. In: Documenta. nº 133, Rio de Janeiro, dez 1971. Disponivel em : www.histedbr.fe.unicamp.br/ Acesso em 30 ago. de 2017.
BRASIL, Lei nº 11.645, 10 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645. Acesso em: 07 jan. de 2019.
BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989; tradução Nilo Odália. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991. BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas; tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1992.
CABRINI, Conceição. O ensino de História: revisão urgente. 5° ed, São Paulo: Brasiliense, 1994.
CAIMI, Flávia Eloisa. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.
CORSETTI, Berenice; CANAN, Silvia Regina. A formação docente na área de História: reflexões a partir da análise das Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica. In: BARROSO, Vera Lúcia Maciel. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre, ANPUH, 2010.
CRUZ, Marília Beatriz Azevedo, O ensino de História no contexto das transições paradigmáticas das História e da Educação, (In) NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 2º edição. Campinas SP: Papirus, 1994.
FONSECA. Fazer e Ensinar História. 1º ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
FONSECA, Selva Guimarães, SILVA, Marcos A. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, V. 31, nº 60, 2010.
FONSECA, Thais Nívia de Lima. História e ensino de história. 3º Ed Belo Horizonte, Autêntica editora, 2011.
GUIMARÃES, Selva, Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2015.
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6º edição. São Paulo: Contexto, 2010.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1990.
NADAI, Elza. O ensino de história e a pedagogia do cidadão. In: PINSKI, Jaime. O Ensino de história e a criação do fato. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 1994 (Coleção Repensando o ensino).
OLIVEIRA, Denninson de. Professor Pesquisador em Educação Histórica. Editora Intersaberes, Curitiba, 2012.
PINSKY, Jaime. O Ensino de história e a criação do fato. 6ª ed.. São Paulo: Contexto, 1994 (Coleção Repensando o ensino).
SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismênia S.Silveira. A Leitura Crítica do documento. In: SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismênia S.Silveira. História, Documentos e Metodologia de Pesquisa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.