A história do ensino de História no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990

Palavras-chave:

história, educação escolar, disciplina de história

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.

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Biografia do Autor

Simone Weber Cardoso Schneider, Instituto Federal Sul Rio-grandensePrefeitura Municipal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2004). É especialista em História do Brasil (conclusão em 2010). Atualmente é professora PII- História da Prefeitura Municipal de Pelotas, foi professora substituta-História do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no período de maio de 2015 a maio de 2017. Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias do IFSUL Câmpus Pelotas, com o tema de pesquisa intitulado: O Ensino de História e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul Rio-grandense

Possui graduação em Pedagogia, graduação em História, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense e atua junto ao Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

SCHNEIDER, S. W. C.; LEON, A. D. A história do ensino de História no Brasil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990. Acesso em: 22 dez. 2024.