A produção científica sobre saúde mental e ensino superior

Uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19394

Palavras-chave:

Saúde mental, Ambiente Universitário, Ensino Superior, Assistência estudantil

Resumo

A saúde mental dentro do contexto universitário ganha cada vez mais notoriedade e importância devido aos altos índices de acometimento psíquico. Este artigo é parte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação que teve como objetivo discutir o sofrimento psíquico no contexto universitário e as políticas em saúde mental oferecidas por uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Enquanto metodologia realizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com o levantamento de trabalhos sobre o tema pesquisado nas bases de dados da CAPES, SciELO, BDTD e Educ@. Com o mapeamento foram encontrados um total de 272 trabalhos, distribuídos em 145 artigos e 127 teses e dissertações. Os resultados dos trabalhos analisados mostram que não existe uma unanimidade nos conceitos, apesar disso, as publicações e trabalhos científicos vêm demonstrando a importância e o papel da saúde mental no contexto Universitário e o interesse de pesquisadores por esta área de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Pádua Reis, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação (UFLA). Psicólogo (UNILAVRAS).

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutor em educação (UFSCar). Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFLA.

Referências

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. G. Transição e adaptação à universidade: apresentação de um questionário de vivências académicas (QVA). Psicologia, Coimbra, v. 13, n. 1/2, p. 189, 4 jun. 2014. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/510. Acesso em: 15 jan. 2022.

ANDRADE, A. dos S.; TIRABOSCHI, G. A.; ANTUNES, N. A.; VIANA, P. V. B. A.; ZANOTO, P. A.; CURILLA, R. T. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 831–846, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/RTkfTtDv3sRKHGT7J3zPMZC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022

ANDRADE, J. B. C., SAMPAIO, J. J. C., FARIAS, L. M., MELO, L. P., SOUSA, D. P., MENDONÇA, A. L. B. MOURA FILHO, F. F. A. de; CIDRÃO, I. S. M. Contexto de formação e sofrimento psíquico de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Ceará, v. 38, n. 2, p.231-242, jun./jan. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/6SBRDhXzdvmjyZMdPSckbHp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 de jan. 2022.

DIAS, I. S. Promover a saúde no ensino superior: o exemplo do PPCppEi. Revista ibero-americana de educación superior, Portugal, v. 8, n. 3, p. 104–114, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2991/299129032006.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.

GARCIA, M. L.; CAPELLINI, L. M. F. V.; LIMA DOS REIS, V. Saúde mental na universidade: a perspectiva de universitários da permanência estudantil. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, n. 1, p. 167–181, 5 out. 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3593. Acesso em: 14 jan. 2022.

GRANER, K. M.; CERQUEIRA, A. T. DE A. R. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1327–1346, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/RLFrGpHpQKgkYpwXvHx3B3b/abstract/?lang=pt.Acesso em: 14 jan. 2022.

JARDIM, M. G. L.; CASTRO, T. S.; FERREIRA-RODRIGUES, C. F. Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 645–657, out. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682012000200007. Acesso em 15 de jan. 2022.

KANTORSKI, L. P.; PINHO, L. B. de; SAEKI, T.; Souza, M. C. B. de M. e. Expectativas de docentes sobre o ensino do cuidado em saúde mental. Revista Eletrônica de Enfermagem, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 363–369, 2006.

LAMEU, J. DO N.; SALAZAR, T. L.; SOUZA, W. F. DE. Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 42, n. 42, p. 13–22, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7075. Acesso em: 15 jan. 2022.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

MINAYO, M. C. DE S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

ROCHA, A. M. C. et al. Tratamento Psíquico Prévio ao Ingresso na Universidade: Experiência de um Serviço de Apoio ao Estudante. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, n. 3, e077, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/mXDJ8FDpbJQmn5XQzcDcDNy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022

ROZENDO, C. T., K.; DIAS, LÚCIA, C. Possibilidades de sofrimento psíquico do professor universitário de uma licenciatura. Colloquium Humanarum, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 126–144, 20 dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/dGk7f33MVNJfQMNGVLpMtjP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2022.

SILVA, M. E. A.; SANTOS, R. R. dos; MEDEIROS, R. V. de J.; SOUZA, S. L. de C.; SOUZA, D. F.; FERREIRA, D. P. V. Saúde mental dos estudantes universitários. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, [S. l.], v. 9, p. 9, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/6228. Acesso em: 15 jan. 2022.

SILVA, R. C.; PEREIRA, A. de A.; MOURA, E. P. Qualidade de Vida e Transtornos Mentais Menores dos Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) - Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, n. 2, e064, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/nCmCR9w43YD56stVcW6pRgC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022.

SUEHIRO, A. C. B. Autoconceito e desempenho acadêmico em alunos de psicologia. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 44, p. 65-72, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/37686548_pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

TENÓRIO, L. P.; ARGOLO, V. A.; SÁ, H. P. de; MELO, E. V. de; COSTA, E. F. de O. Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino. Revista Brasileira de Educação Médica, Sergipe, v. 40, n. 4, p. 574–582, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/BFcx6VDyrBbrPMwBC4X6ypF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Suicide in the world: global health Estimates. Geneva: WHO, 2019. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/suicide-in-the-world. Acesso em: 10 jan. 2022.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

REIS, M. P.; BORGES, R. M. A produção científica sobre saúde mental e ensino superior: Uma revisão bibliográfica. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024009, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19394. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19394. Acesso em: 21 nov. 2024.