Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida

Um relato de experiência na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.17441

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Projeto de Vida, Escola Pública

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de Orientação Profissional realizada numa escola pública do Estado do Ceará, localizada no Município de Maracanaú com os alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência com um grupo de Orientação Profissional como instrumento mediador na construção de projetos de vida com alunos de uma escola pública. O grupo chamado de Construindo Caminhos foi constituído de quatro encontros. A Orientação Profissional foi realizada numa perspectiva sócio-histórica, em que o indivíduo é compreendido de forma ampla e contextualizada, sendo o principal objetivo compreender a realidade sócio-histórica e suas contradições e a partir disso e mediar uma tomada de consciência nas escolhas, pensando nos caminhos possíveis e desejáveis. Com isso, observa-se que a Orientação Profissional na perspectiva sócio-histórica é capaz de mediar através de instrumentos a construção de projetos de vida de alunos oriundos de escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gutyerrez Moreno Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pós-Doutora em Psicologia pela UFRGS. Profa. Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM). Pesquisadora do CNPq -1D.

Referências

ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 41, p. 375-390, Abril/Jun. 2015. DOI: 10.1590/s1517-97022015021851.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 169, 30 ago. 2012a.

BRASIL, Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 15 out. 2012b.

BASTOS, J. C. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: Um olhar sobre suas trajetórias. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v. 6, n. 2, p. 31-43, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2023.

BOCK, S. D. Orientação Profissional: uma abordagem sócio-histórica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BONETI, L. W.; EISENBACH NETO, F. J.; BUENO DE LIMA, C. O ideário neoliberal e a individualização dos processos educativos na América Latina: cidadania e direitos humanos. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 33-56, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6752. Acesso em: 14 jan. 2023.

BOTELHO, P. S.; CUNHA, T. C.; BICALHO, P. P. G. de. Processos de criminalização da pobreza no território escolar. Revista Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 24, 2020. DOI: 10.1590/2175-35392020200988.

BREMM, E. S.; BISOL, C. A. Sinalizando a adolescência: narrativas de adolescentes surdos. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 28, n. 2, p. 272-287, jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 fev. 2023.

CAMPOS, J. L. A.; SILVA, T. C.; ALBUQUERQUE, U. P. Observação participante e diário de campo: onde e como utilizar?. In: ALBUQUERQUE, U. P. et al. (org.). Método de pesquisa qualitativa para etnobiologia. Recife, PE: Nuppea, 2021. p. 95-112.

CARVALHO, T. O.; MARINHO-ARAUJO, C. M. Psicologia escolar e orientação profissional: fortalecendo as convergências. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 219-228, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200007&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 08 maio 2023.

COSTA, A. R..; SILVA, M. A. L. da. Jovens Batalhadores entre a Formação e o Trabalho: uma incógnita no ideário juvenil. Inovação & Tecnologia Social, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 83–95, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/4071. Acesso em: 4 mar. 2023.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 maio 2023.

DANTAS, S. S.; CIAMPA, A. DA C. Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação. Revista de Psicologia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 138-152. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1482. Acesso em: 05 fev. 2023.

DAYRELL, J. T. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educ. Rev., Belo Horizonte, n.30, p. 25-38, 1999. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981999000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 16 fev. 2023.

FARIAS, S. A.; BORTOLANZA, A. M. E. Concepção de mediação: o papel do professor e da linguagem. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 94–109, 2013. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/626. Acesso em: 8 mar. 2023.

FRIZZO, K. R. Diário de Campo: Reflexões epistemológicas e metodológicas. In: SARRIERA, J. C.; SAFORCADA, E. T. (org.) Introdução à Psicologia Comunitária: Bases teóricas e metodológicas. Porto Alegre, RS: Sulina. p. 167-185.

KLEIN, A. M.; ARANTES, V. A. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação e Realidade, p. 167-185. v. 41, n. 1, p. 135-154, 2016. DOI: 10.1590/2175-623656117.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIMA, E. B. et al. Perejivânie (Vivência) na prática de Orientação Profissional: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Rev. bras. orientac. Prof., Campinas, v. 21, n. 2, p. 151-161, dez. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902020000200004&lng=pt&nrm=iso.7n0j~´4. Acesso em: 25 abr. 2023.

LISBOA, M. D. O desemprego na juventude: um estudo sobre o sentido do desemprego para jovens que residem em cidades de sub-regiões produtivas da indústria do calçado, na região Sudeste do país. 2010. (Pesquisa de Pós-Doutorado) – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, São Paulo.

MANDELLI, M. T.; SOARES, D. H. P.; LISBOA, M. D. Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arq. Bras. Psicol., Rio de Janeiro, v. 63, n. spe, p. 49-57, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672011000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 jan. 2023.

MARCELINO, M. Q. S.; CATAO, M. F. F. M.; LIMA, C. M. P. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicol. cienc. prof., [S. l.], v. 29, n. 3, p. 544-557. 2009. DOI: 10.1590/S1414-98932009000300009.

MARTINS, P. DE O.; TRINDADE, Z. A.; ALMEIDA, Â. M. DE O. O ter e o ser: representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 555–568, 2003. DOI: 10.1590/S0102-79722003000300014.

MEDRADO, B.; SPINK, M. J.; MÉLLO, R. P. Diários como atuantes em nossas pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. In: SPINK, M. J. et al. (org.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Cetro de Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014. p. 273-294.

MELSERT, A. L. M.; BOCK, A. M. B. Dimensão subjetivada desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres. Educ. Pesqui., v. 41, n. 3, p. 773-790, 2015. DOI: 10.1590/S1517-9702201507135302.

MOCELIN, C. E. Uma análise marxiana da política de cotas no ensino superior público brasileiro. Revista Katál, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 101-110, 2020. DOI: 10.1590/1982-02592020v23n1p101.

SANTOS, M. E. G.; OLIVEIRA, A. L. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-19, abr./jun. 2021. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 30 abr. 2023.

SILVA, A. V. et al. Orientação profissional e vulnerabilidade social na escola pública: um relato de experiência. Revista de Psicologia da IMED, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 175-188, 2021. DOI: 10.18256/2175-5027.2021.v13i2.4052.

SOARES, D. H. P.; KRAWULSKI, E. Modalidades de trabalho e utilização de técnicas em orientação profissional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, P. H. P. (org.). Orientação Vocacional Ocupacional: novos achados teóricos técnicos e instrumentais para clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 292-305.

VIGOTSKI, L. V. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

WHITAKER, D. C. A. Da invenção do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 289-297, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/125179. Acesso em: 30 mar. 2023.

ZAN, D.; KRAWCZYK, N. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Revista Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 607-620, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i27.1032. Acesso em: 25 jan. 2023.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

NOGUEIRA, C. G. M.; XIMENES, V. M. Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida: Um relato de experiência na escola pública. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024005, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.17441. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17441. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional