Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida

Um relato de experiência na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.17441

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Projeto de Vida, Escola Pública

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de Orientação Profissional realizada numa escola pública do Estado do Ceará, localizada no Município de Maracanaú com os alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência com um grupo de Orientação Profissional como instrumento mediador na construção de projetos de vida com alunos de uma escola pública. O grupo chamado de Construindo Caminhos foi constituído de quatro encontros. A Orientação Profissional foi realizada numa perspectiva sócio-histórica, em que o indivíduo é compreendido de forma ampla e contextualizada, sendo o principal objetivo compreender a realidade sócio-histórica e suas contradições e a partir disso e mediar uma tomada de consciência nas escolhas, pensando nos caminhos possíveis e desejáveis. Com isso, observa-se que a Orientação Profissional na perspectiva sócio-histórica é capaz de mediar através de instrumentos a construção de projetos de vida de alunos oriundos de escolas públicas.

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Biografia do Autor

Carlos Gutyerrez Moreno Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pós-Doutora em Psicologia pela UFRGS. Profa. Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM). Pesquisadora do CNPq -1D.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

NOGUEIRA, C. G. M.; XIMENES, V. M. Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida: Um relato de experiência na escola pública. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024005, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.17441. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17441. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional