Orientação Profissional na Construção de Projetos de Vida
Um relato de experiência na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.17441Palavras-chave:
Orientação Profissional, Projeto de Vida, Escola PúblicaResumo
Trata-se de um relato de experiência de Orientação Profissional realizada numa escola pública do Estado do Ceará, localizada no Município de Maracanaú com os alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência com um grupo de Orientação Profissional como instrumento mediador na construção de projetos de vida com alunos de uma escola pública. O grupo chamado de Construindo Caminhos foi constituído de quatro encontros. A Orientação Profissional foi realizada numa perspectiva sócio-histórica, em que o indivíduo é compreendido de forma ampla e contextualizada, sendo o principal objetivo compreender a realidade sócio-histórica e suas contradições e a partir disso e mediar uma tomada de consciência nas escolhas, pensando nos caminhos possíveis e desejáveis. Com isso, observa-se que a Orientação Profissional na perspectiva sócio-histórica é capaz de mediar através de instrumentos a construção de projetos de vida de alunos oriundos de escolas públicas.
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