Currículo e Diferença

uma reflexão sobre identidade nas teorias curriculares

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DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol15.i1.a22601

Mots-clés :

Educação, Currículo, Cultura, Identidade, Diferença

Résumé

Este artigo discute o currículo, definindo-o conceitualmente e estruturando sistematicamente as teorias curriculares no âmbito de uma reflexão inerente ao processo pedagógico brasileiro, no qual o currículo se articula com a cultura, economia, política e identidade. De caráter pós-estruturalista, este artigo de revisão teórica defende que o currículo não emerge de um processo natural, mas de contextos históricos e culturais discursivamente estabelecidos, nos quais forças antagônicas buscam privilegiar determinadas ideologias em detrimento de outras. Com o objetivo de delinear a evolução do conceito de currículo, este artigo demonstra a necessidade de um currículo congruente à peculiar condição multicultural brasileira, afastando-se dos modelos prêt-à-porter defendidos nas teorias tradicionais e críticas. É nesse contexto que o currículo e a escola são o espaço de encontro de múltiplos discursos, culturas, raças e histórias com seus atravessamentos que colocam a diferença diante do espelho identitário produtor de identidades culturais descentradas, condizentes com a pós-modernidade, principalmente para a realidade de um país multicultural como o Brasil.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Maurício de Novais Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Filosofia e Sociologia. Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB) e doutorando em Educação (PPGE/UESC).

Cristiane Batista da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publié-e

2025-01-14

Comment citer

REIS, M. de N.; SANTOS, C. B. da S. Currículo e Diferença: uma reflexão sobre identidade nas teorias curriculares. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 03–21, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol15.i1.a22601. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22601. Acesso em: 21 janv. 2025.

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