Juventudes, Ensino Médio no Seminárido Nordeste II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22007

Palavras-chave:

Juventudes, Protagonismo Juvenil, Ensino Médio

Resumo

O texto apresentado é parte de pesquisa realizada no PPGIES em 2022 e discute a problemática da juventude, público alvo do ensino médio no contexto do Semiárido Nordeste II da Bahia. Reflete sobre o conceito de juventudes na relação com o cenário atual do ensino médio, a importância de fortalecimento dos direitos dos jovens e de ações intrínsecas a eles bem como a necessidade e urgência do poder público elaborar e implementar de forma participativa, políticas públicas para as juventudes e aborda a relevância do protagonismo juvenil.  O estudo tem opção pela metodologia qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes do ensino médio e apresenta como questão: qual perfil e percepções os estudantes do ensino médio de uma escola pública de Jeremoabo situada no Semiárido Nordeste II tem sobre juventude?  O objetivo é conhecer e analisar o perfil e percepções de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Jeremoabo sobre juventude. Os resultados indicaram que o perfil dos estudantes é composto pela diversidade de jovens da cidade e do campo, em condições sociais, culturais e econômicas diversas que concebem a juventude como capaz de vivenciar o protagonismo juvenil. A conclusão sinaliza que o grupo se configura como juventudes que se diferenciam a partir de suas condições de vida e expectativas, bem como indica que demandam por políticas públicas específicas para os jovens, as quais possam potencializar o protagonismo juvenil.  

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Biografia do Autor

Rosa Maria Oliveira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social, pela UNEB-Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha Bahia. Possui Especialização em Coordenação Pedagógica-EAD-Universidade Federal da Bahia UFBA. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Paulo Afonso Bahia. É Servidora Pública da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, atuando como Coordenadora Pedagógica.

Mônica Moreira de Oliveira Torres, UNEB -Universidade do Estado da Bahia, Campus XI

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduc- UNEB e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa. É professora Adjunta do Dedc - Campus XI - Uneb da área de Estágio Supervisionado. É vinculada ao Grupo de Pesquisa EPODS e professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social-MPIES/UNEB. É membro do Fórum Estadual de Formação de Profissionais da Educação -Básica- FORPROF. Foi Membro representante do Fórum Estadual de Educação da Bahia - FEEBA de 2009 a 2022 e atualmente é suplente. 

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

OLIVEIRA, R. M.; MOREIRA DE OLIVEIRA TORRES, M. Juventudes, Ensino Médio no Seminárido Nordeste II. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22007. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22007. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interdisciplinaridade em pauta: socializando os diferentes contextos de pesquisa

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