Sobre a Revista
ISSN – 2595-6361
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, online, associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.
Foco e Escopo
O periódico publica trabalhos científicos inéditos em português, espanhol e inglês, sob a forma de entrevistas, artigos, dossiês e resenhas de livros, de colaboradores brasileiros e estrangeiros, dentro das áreas propostas pela Revista. Não cobra taxa de processamento de artigos (submissão, avaliação e publicação) e disponibiliza seu conteúdo em acesso aberto.
O nosso periódico também aceita propostas de dossiês que podem ser feitas por autoras/es que tenham a mesma titulação daquela exigida para submeter artigos. As mesmas devem ser enviadas por e-mail e aos cuidados da chefia de edição da Revista e deverão conter as seguintes informações: dados das/os proponentes (nome completo, titulação, instituição/instituições a qual pertencem e seu endereço profissional, e e-mail); o título do dossiê e um resumo explicativo sobre o mesmo; apresentar no mínimo três colaboradoras/es para compor a seção, com os seus respectivos nomes, filiação institucional, título do texto e um breve resumo deste; também apresentar um texto breve para uma chamada pública convidando outras/os autoras/es a submeterem textos para compor o dossiê sugerido. A composição final do número monográfico será realizado em conformidade entre os proponentes do dossiê e a equipe editorial da Revista. Será de responsabilidade das/dos proponentes o texto introdutório apresentando o dossiê.
Quanto à titulação, os autores devem se enquadrar em uma das categorias:
mestres e/ou doutores; alunos vinculados a programas stricto sensu (mestrado e doutorado); especialistas (lato sensu) exclusivamente em coautoria com o orientador (mestre ou doutor). Em caso de coautoria, pelo menos um autor deve ter mestrado e/ou doutorado.
A Revista não publica texto de um mesmo autor com intervalo menor que um ano ainda que em seções diferentes.
ISSN – 2595-6361 Contato: revista.nhipe.uneb@gmail.com
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação das submissões à Revista compreende:
A primeira etapa de avaliação da submissão é realizada pelos editores, que verificam sua adequação ao foco e escopo da Revista e às normas de publicação (Consultar Diretrizes para autores). Aprovada nessa fase, a submissão é encaminhada para dois pareceristas (critério duplo-cego), membros do Conselho Editorial ou pesquisadores de diferentes instituições (pareceristas ad hoc), observando a consonância entre a área de conhecimento do avaliador e a temática da submissão. Havendo divergência de avaliação entre os dois pareceristas, os editores encaminham o texto para um terceiro avaliador para o desempate; são necessárias duas avaliações positivas para publicação do texto.
A avaliação do texto obedece ao critério duplo-cego, o que garante o anonimato entre parecerista e autor. Portanto, os autores devem suprimir qualquer referência explícita aos seus nomes e aos seus trabalhos no corpo das submissões, guardando absoluto sigilo de autoria, preservando a lisura do processo de avaliação duplo-cega.
Os avaliadores recebem junto com o texto (sem identificação de autoria) uma ficha de avaliação com os critérios que devem ser observados (dentre eles a originalidade, a consistência teórica e metodológica, a qualidade do conhecimento produzido, a relevância científica para a área de conhecimento, o pleno atendimento às normas cultas da língua e à ABNT, a correta estruturação das partes de um texto científico, que dê conta de apresentar, discutir e concluir a temática proposta.
A submissão deve ser devolvida pelo parecerista à Revista dentro do prazo estipulado pelo editor, assinalada uma das opções abaixo:
( ) aceito sem modificações.
( ) aceito após pequenas modificações.
( ) Reavaliação do texto, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista.
( ) recusado
Os textos que se enquadrarem em “aceito após pequenas modificações” e “Reavaliação do texto, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista” serão encaminhados aos autores com as devidas sugestões de adequação e prazo estipulado para devolução à Revista, caso aceitem as indicações de alteração. Qualquer alteração no texto deve ser assinalada com grifos para verificação pela equipe editorial.
Após o processo de revisão/formatação final do texto eles serão enviados aos autores para a autorização final de publicação, podendo sugerir nessa etapa apenas pequenos ajustes. O prazo de devolução final será estabelecido pelos editores.
Pareceristas ad hoc receberão os créditos da Revista com a publicação dos seus nomes no volume, sem, contudo, atrelar parecerista e autor, garantindo o anonimato entre ambos (critério duplo-cego).
Periodicidade
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é uma revista semestral com publicação de dois números anuais (jan./jun - jul./dez.).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.