“Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”

Risorgimento Italiano em Il Gattopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e nos Quaderni del carcere de Antonio Gramsci

Autores/as

Palabras clave:

Il Gattopardo, Quaderni del cárcere, Risorgimento Italiano, Realismo

Resumen

O presente artigo tem por objetivo abordar o chamado Risorgimento Italiano a partir das obras Il Gattopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, e os Quaderni del carcere, de Antonio Gramsci. A partir da premissa de que a literatura constitui uma fonte para o trabalho de historiadores, propõe-se aqui um diálogo entre uma fonte literária específica e uma análise político-social, com implicações historiográficas. O romance utilizado nesta análise é Il Gattopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, que retrata um momento de transformação política, social e econômica ocorrida na Itália do século XIX. Vislumbra-se nessa obra literária o cotidiano de uma sociedade monárquica em decadência e o surgimento de um Estado burguês centralizado. Para compor o exercício dialógico aqui proposto, utiliza-se dos Quaderni del carcere do sardo Antonio Gramsci. A partir dessas obras, procura-se colocar em destaque os pontos de interseção entre os textos para que ambas auxiliem na compreensão mais ampla acerca do que foi a constituição da Itália como Estado Nacional, o Risorgimento Italiano. O intercruzamento dessas duas fontes viabiliza a escrita historiográfica, e proporciona a adoção de conceitos que auxiliam na análise do período, como “revolução passiva” e “transformismo” propostos por Gramsci, imprescindíveis para a análise da unificação italiana. A correlação entre tais conceitos de Gramsci com a narrativa em prosa de di Lampedusa se viabiliza com o auxílio das concepções de György Lukács sobre realismo.

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Biografía del autor/a

Rui Marcos Moura Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de História Antiga e Medieval do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Paraná, Brasil, sob orientação do Prof. Dr. Marcio Antônio Both da Silva. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História (DOUTORADO – PCI – UFF/UEFS), sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

Brian Gordon Lutalo Kibuuka, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de História Antiga e Medieval do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói, Brasil, e na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Carneiro Cerqueira Lima e da Profa. Dra. Violaine Sebillotte Cuchet.

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

LIMA, R. M. M.; KIBUUKA, B. G. L. “Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”: Risorgimento Italiano em Il Gattopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e nos Quaderni del carcere de Antonio Gramsci. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 277–300, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/17738. Acesso em: 22 dic. 2024.