O Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI): Uma reflexão sobre o seu uso para o ensino de História da Educação
A reflection about its use for teaching history of education
Palabras clave:
LAPEDHI, Lei n. 5692/71, Fontes para História da EducaçãoResumen
O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo, descrever as vivências e apresentar uma das diversas possibilidades de estudo existente no Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI).O laboratório é localizado na UNEB-CAMPUS VI e salvaguarda diversas fontes históricas, principalmente no que se refere a História da Educação na Bahia. De forma metodológica o relato se organiza no primeiro momento por uma perspectiva narrativa, onde é tratada a vivência e importância do LAPEDHI enquanto um lugar de produção de conhecimento histórico. Em seguida apresentamos fragmentos da pesquisa desenvolvida onde se analisa materiais para formação de professores sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) lei de n° 5.692 de 1971, a partir de fontes salvaguardadas no LAPEDHI, que nos mostram as influências ideológicas da ditadura militar e dos setores capitalistas, que apostavam na reforma como base para alavancar o desenvolvimento do país por meio da profissionalização do ensino, tentando fazer da reforma, uma “nova concepção de escola”. O acervo presente no LAPEDHI abre espaço para estudos com diversas possibilidades para a pesquisa historiográfica e se constitui como um ambiente rico para a construção do conhecimento do estudante de licenciatura.
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