Interlocução dos Intelectuais Marxistas com o Escolanovismo nos anos de 1930 no Brasil

Autores/as

  • Marta Loula Dourado Viana

Resumen

O artigo apresenta a interlocução dos intelectuais marxistas brasileiros com o escolanovismo nos anos 1930, discutindo questões que os aproximaram na luta pela democratização da escola oficial bem como algumas ressalvas sobre a estática e o ajustamento da escola ao processo de modernizaçãosocial. O texto se estrutura em duas seções: na primeira discute a concepção escolanovista de modernização social e sua oscilação com a política tradicional conservadora durante o governo Vargas; na segunda, a concepção dos principais marxistas que discutiram o papel da escola na sociedade capitalista, de modo a identificar elementos que os conduziram a considerar o escolanovismo como proposta pedagógica mais avançada e possível para aquele contexto histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-07-01

Cómo citar

MARTA LOULA DOURADO VIANA. Interlocução dos Intelectuais Marxistas com o Escolanovismo nos anos de 1930 no Brasil. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 7, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/12181. Acesso em: 4 ene. 2025.