Ensino de História: práticas experienciadas em sala de aula no processo de estágio regencial

Authors

  • Heverton Luís Barros Reis

Abstract

O artigo visa compartilhar a vivência no período da prática docente no Estágio Regencial da Educação Básica, Ensino Fundamental II - anos finais, na Escola Estadual Renato Machado, localizada na Cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, ponderando os enfrentamentos e as experiências adquiridas dentro e fora da sala de aula, lançando mão de contextualizar onde, quando e como se deu o estágio supervisionado, bem como, em refletir sobre o Ensino Público e do Ensino de História por meio das Leis n.º 9394/1996 que confere a obrigatoriedade do Estágio Supervisionado e da Lei n°10.639/2003 que justifica o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Nesse sentido, trago dois Planos de Aula para pensarmos possibilidades socioculturais plurais. Para além, busca-se apontar a importância do professor humanizado e de uma educação sensível. Existe um caminho único e/ou uma fórmula pronta para a educação e o exercício da docência? Como devemos nos posicionar frente a um sistema de ensino-aprendizagem que não dialoga com a realidade do alunado? São questões como essas que irei confrontar ao longo da escrita.

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Published

2021-07-01

How to Cite

HEVERTON LUÍS BARROS REIS. Ensino de História: práticas experienciadas em sala de aula no processo de estágio regencial. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 7, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/12185. Acesso em: 4 jan. 2025.