A produção multimodal em sala de aula a partir de cenas da enunciação

Autores

Palavras-chave:

gêneros discursivos multimodais, cenas da enunciação, produção de textos

Resumo

A abordagem das cenas da enunciação  torna-se um campo fecundo para o desenvolvimento dos estudos acerca da produção dos gêneros discursivos multimodais e suas novas configurações nas práticas sociais em que o sujeito-aluno(a) está envolvido(a), sobretudo, na atualidade, em face à emergência da tecnologia e ao intenso uso da Internet (e da Web) como espaços interativos de práticas discursivas. Neste sentido, no presente artigo, buscamos interpretar, por meio da noção cenas da enunciação (Maingueneau, 2015), como o(a) aluno(a)-autor(a) constrói sentidos acerca do conteúdo temático que discursiviza. Fundamentadas epistemologicamente na Análise do Discurso, em especial na questão dos gêneros discursivos, na perspectiva bakhtiniana e ampliada para a multimodalidade na tríade conceitual das cenas da enunciação: cena englobante; cena genérica e cenografia, proposta por Maingueneau (2015); e em Orlandi (1996) no tocante à relação linguagem e sociedade histórica. O corpus da pesquisa é composto por cinco textos multimodais produzidos por aluno(a) nas aulas de Língua Portuguesa do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A pesquisa teve como lócus a Escola Municipal Senador Josaphat Marinho no município de Santa Maria da Vitória-BA. Como gesto conclusivo, constatamos  que as cenas da enunciação envolvem, também, a tomada de posição pelo(a) aluno(a)-autor(a) e o domínio dos mecanismos textuais e discursivos das materialidades produzidas na escola, constituindo-se como uma estratégia pedagógica para o ensino do eixo produção de textos, visto que  proporciona aos estudantes  a produção textual a partir de suas vivências  e dos contextos discursivos em que estão imersos, ou seja, a partir de situações concretas de uso das diferentes linguagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Rosa Fagundes Laranjeira Lessa, 1Secretaria Municipal de Educação, Santa Maria da Vitória, Bahia - Brasil

Professora da Rede Municipal de Santa Maria da Vitória, Bahia. Professora e coordenadora da unidade FISK de Santa Maria da Vitória, Bahia. Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia.

Contribuição de autoria: autora.

Sidnay Fernandes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, Bahia - Brasil

Professora da Universidade do Estado da Bahia, campus VI. Doutora em Linguística (UFSCar)

Contribuição de autoria: autora.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 05 agosto de 2020.

COSTA, Lucas Piter Alves. Uma análise do discurso quadrinístico [manuscrito]: práticas institucionais e interdiscurso. Tese (Doutorado em Linguística do Texto e do Discurso) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. 2016.

COURTINE, J.J. (1981). Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Trad. São Carlos: EDUFSCar, 2009.

GONÇALVES, Tamiris Machado. Vozes sociais em confronto: sentidos polêmicos construídos discursivamente na produção e recepção de charges. 2015. Dissertação (mestrado em Letras) – Pontifícia Uni-versidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/7160/1/000466609-Texto%2bCompleto-0.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2021.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. (Orgs) Sírio Possenti, Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Gêneros do discurso e web: existem os gêneros web?. Revista da ABRALIN, v. 15, n. 3, 17 jan. 2017.

ORLANDI, Eni. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni. Paráfrase e Polissemia: a fluidez dos limites do simbólico. Rua (Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade). Nº 4. Campinas: Editora Unicamp, 1998, p. 09-19.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulações e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes Editores, 2001.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 2007. p. 47-57.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). Trad. Eni P. Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5 ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2014a. p. 59-158.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014b.

SOUZA, T. C. C. de. Discurso e imagem: perspectivas de análise do não-verbal", Conferência no 2º Colóquio de Analistas del Discurso, Universidad del Plata, Instituto de Lingüística da la Universidad de Buenos Aires, La Plata e Buenos Aires, 1997b (Publicado em Ciberlegenda 1, Revista Eletrônica do Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, Niterói, UFF, 1998b). Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36741/21317. Acesso em 03 de agosto de 2020.

SOUZA, T. C. C. de. (2015). A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA, 7(1), 65-94. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rua.v7i1.8640721. Acesso em: 03 de agosto 2020.

TAUVERON, C. Des Ťpratiques d'évaluationť aux Ťpratiques de révisionť: quelle place pour l'écriture littéraire. Repères, Lyon, n. 13, p. 191-210, 1996.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

LESSA, M. A. R. F. L.; SANTOS, S. F. dos. A produção multimodal em sala de aula a partir de cenas da enunciação. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 11, p. 124–144, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/19424. Acesso em: 28 abr. 2024.