“Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”

Risorgimento Italiano em Il Gattopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e nos Quaderni del carcere de Antonio Gramsci

Autores

Palavras-chave:

Il Gattopardo, Quaderni del cárcere, Risorgimento Italiano, Realismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar o chamado Risorgimento Italiano a partir das obras Il Gattopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, e os Quaderni del carcere, de Antonio Gramsci. A partir da premissa de que a literatura constitui uma fonte para o trabalho de historiadores, propõe-se aqui um diálogo entre uma fonte literária específica e uma análise político-social, com implicações historiográficas. O romance utilizado nesta análise é Il Gattopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, que retrata um momento de transformação política, social e econômica ocorrida na Itália do século XIX. Vislumbra-se nessa obra literária o cotidiano de uma sociedade monárquica em decadência e o surgimento de um Estado burguês centralizado. Para compor o exercício dialógico aqui proposto, utiliza-se dos Quaderni del carcere do sardo Antonio Gramsci. A partir dessas obras, procura-se colocar em destaque os pontos de interseção entre os textos para que ambas auxiliem na compreensão mais ampla acerca do que foi a constituição da Itália como Estado Nacional, o Risorgimento Italiano. O intercruzamento dessas duas fontes viabiliza a escrita historiográfica, e proporciona a adoção de conceitos que auxiliam na análise do período, como “revolução passiva” e “transformismo” propostos por Gramsci, imprescindíveis para a análise da unificação italiana. A correlação entre tais conceitos de Gramsci com a narrativa em prosa de di Lampedusa se viabiliza com o auxílio das concepções de György Lukács sobre realismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Marcos Moura Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de História Antiga e Medieval do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Paraná, Brasil, sob orientação do Prof. Dr. Marcio Antônio Both da Silva. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História (DOUTORADO – PCI – UFF/UEFS), sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

Brian Gordon Lutalo Kibuuka, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de História Antiga e Medieval do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói, Brasil, e na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Carneiro Cerqueira Lima e da Profa. Dra. Violaine Sebillotte Cuchet.

Referências

BALBONI, C. La famiglia Balboni, Contributi al Risorgimento italiano. Quaderni famiglia, Balboni, n. 7, Roma, 1981.

BANTI, A. M.; GINSBORG, P. G.. Storia d’Italia, Annali 22, Il Risorgimento. Torino: Einaudi, 2007.

BORGES, V. R. História e Literatura: Algumas Considerações. Goiás: Revista de Teoria da História, Ano 1, n. 3, junho/ 2010.

CANDELORO, G. Storia dell’Italia moderna I, Le origini del risorgimento, 1700-1815. Milano: Feltrinelli editore, 1972.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. Brasília: Editora da UnB, 1994, 2ª Ed.

COELHO, E. A dialética na oficina do historiador: ideias arriscadas sobre algumas questões de método. História & Luta de. Classes, Marechal Cândido, n. 9. Julho 2010, 7-16.

TOMASI DI LAMPEDUSA, G. T.; CABEÇCADAS, R.. O leopardoIl Gattopardo. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

DIAS, E. F.. Sobre a leitura dos textos gramscianos: usos e abusos. In. O Outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 1996.

GOUY, G. B. Os Leopardos de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e Luchino Visconti: uma análise do ponto de vista da tradução intersemiótica. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão. 2013.

GRAMSCI, A. Il Risorgimento. Torino: Einaudi, 1949

GRAMSCI, A.. Cadernos do cárcere, v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

KONDER, L. Em torno de Marx. São Paulo: Boitempo, 2010.

LEVRA, U.; TRANFAGLIA, N. Il mondo contemporaneo, Storia d'Italia. Vol. III. Firenze: La Nuova Italia, 1978.

LUKÁCS, G. Narrar ou descrever? In. Ensaios sobre literatura. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1968.

MARTINI, M. (ed.). Punti di riferimento nel dibattito storiografico: P. Gobetti, Risorgimento senza eroi. Torino: Einaudi, 1976 (1926).

MARTINS, G. M. C. O uso de literatura como fonte histórica e a relação entre Literatura e História. In: VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistoria Regional e XX Semana de História, 2015, Maringá. Anais do VII Congresso Internacional de História, 2015.

MATURI, W. Interpretazioni del Risorgimento. Torino: Einaudi, 1962.

OMODEO, A. L'età del Risorgimento italiano. Napoli: Esi, 1960 (1931).

PESAVENTO, S.; LEENHARDT, J. Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.

ROMEO, R. Il giudizio storico sul Risorgimento. Catania: Bonanno, 1966.

ROMEO, R. Risorgimento e capitalismo. Bari: Laterza, 1959.

ROSSELLI, N. Saggi sul Risorgimento. Torino: Einaudi, 1980.

SALVATORELLI, L. Pensiero e azione del Risorgimento. Torino: Einaudi, 1974 (1943).

SALVEMINI, G. Scritti sul Risorgimento. Milano: Feltrinelli, 1961.

SCIROCCO, A. Il periodo 1815-1870. In: La storiografia italiana degli ultimi vent'anni. Vol. III: Età contemporanea, Roma-Bari, Laterza, 1989.

SCIROCCO, Alfonso. L 'Italia del Risorgimento. Bologna: Società editrice il Mulino, 1990.

SILVA, M. E. B. R. O Estado em Marx e a teoria ampliada do Estado em Gramsci. In: 4º Colóquio Marx e Engels, 2005, Campinas - SP. Anais do 4º Colóquio Marx e Engels, 2005. v. 01.

SILVA, V. L. da. O Risorgimento italiano no universo conceitual de Antonio Gramsci. Verinotio. Revista on line de educação e ciências humanas, VI, n. 12, out. 2010.

SOUSA, D. R. de. O Realismo em Lukács – sua visão e concepção de arte: breves considerações. Signótica, 2019, v.31.

VVAA. Grandi problemi della storiografia del Risorgimento. Roma, Istituto per la storia del Risorgimento italiano, 1978.

VVAA. La storiografia italiana negli ultimi venti anni. Milano: Marzorati, 1970.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

LIMA, R. M. M.; KIBUUKA, B. G. L. “Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”: Risorgimento Italiano em Il Gattopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e nos Quaderni del carcere de Antonio Gramsci. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 277–300, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/17738. Acesso em: 27 abr. 2024.