Aspectos históricos de uma instituição escolar extinta, o Ginásio D. Justino Russolillo em Palmas de Monte Alto - BA (1964 – 1980)
Palavras-chave:
Fontes históricas, Arquivo escolar, História da educaçãoResumo
Propõe-se neste artigo uma discussão sobre a reconstituição histórica do Ginásio D. Justino Russolillo, escola de 1º e 2º grau, que existiu em Palmas de Monte Alto entre os anos de 1964 e 1980. Em razão disso, busca-se compreender a sua documentação escrita, que atualmente se encontra digitalizada e disponível a pesquisadores em História da Educação, no Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VI. Trata-se de um contributo importante para a pesquisa historiográfica da educação na região do Semiárido baiano, visto que a formação de arquivos escolares e a escrita da história das instituições escolares, tal como se discute aqui, têm fortalecido o campo de pesquisa em História da Educação regional. Assim, os documentos dessa escola são entendidos como fontes de pesquisas importantes para a compreensão dos aspectos históricos da educação brasileira na realidade local e regional. Nesse sentido, os documentos foram selecionados, problematizados e interpretados conforme a metodologia científica teórico-metodológica da nova história cultural, o que significa o reconhecimento empírico das fontes para a produção do conhecimento histórico. Para ampliar tais informações, novas fontes serão produzidas também a partir de relatos orais. Tal temática vem sendo desenvolvida como dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Campus mencionado, tendo como objeto de estudo a história do referido Ginásio. Ao lado disso, há também a produção de um catálogo, no qual há uma apresentação da documentação em arquivo digital.
Downloads
Referências
BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a Pesquisa Histórica. Mouseion, Canoas, RS, n. 12, p. 129-159, maio-ago. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/viewFile/332/414. Acesso em: 16 out. 2021.
BENCOSTTA, Marcus Levi. Arquitetura Escolar na Historiografia da Educação Brasileira (1999-2018). Revista Brasileira de História da Educação, Curitiba – PR, v19.e064 e-ISSN: 2238-0094, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/nwdrYmZWWzkHmPHP6Z97MnS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 nov. 2022.
BOGDAN, Roberto R.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 30 nov. 2022.
BURKE, Peter. Escola dos Annales. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel, 2005.
COLÉGIO MUNICIPAL ELIZA TEIXEIRA DE MOURA. Projeto Político Pedagógico (PPP). Palmas de Monte Alto, BA, 2019.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GINÁSIO D. JUSTINO RUSSOLILLO. Ata de atividades. Palmas de Monte Alto, 1965a. Arquivo da Família Scolaro.
GINÁSIO D. JUSTINO RUSSOLILLO. Livro de matrículas. Palmas de Monte Alto, 1965b. Arquivo da Família Scolaro.
GINÁSIO D. JUSTINO RUSSOLILLO. Livro de matrículas. Palmas de Monte Alto, 1976. Arquivo da Família Scolaro.
GINÁSIO D. JUSTINO RUSSOLILLO. Termo de Abertura. Palmas de Monte Alto, 1971. Arquivo da Família Scolaro.
GINÁSIO D. JUSTINO RUSSOLILLO. Processo 0136/64, 1964. Palmas de Monte Alto, 1964. Arquivo da Família Scolaro.
GINÁSIO D. JUSTINO RUSSOLILLO. Regimento Interno Escolar. Palmas de Monte Alto, 1974. Arquivo da Família Scolaro.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 1970. Palmas de Monte Alto. Fotos e história. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/palmas-de-monte-alto/historico. Acesso em: 10 maio 2021.
LE GOFF, Jacques. A história nova. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas: preservar a informação, construir a memória. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 1 (46), p. 103-116, jan./abr. 2005.
MOURA, Waldemar Teixeira de. História e formação de Palmas de Monte Alto. [S.l.]: [s.n.], 1996.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História, São Paulo, v. 10, jul./dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101. Acesso em: 16 out. 2021.
SILVA, Vera Lúcia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar Augusto. Por uma apresentação: a materialidade escolar entre caminhos, pesquisas e diálogos. In: SILVA, Vera Lúcia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: Eduferes, 2018. p. 10-25.
VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas e práticas escolares: uma reflexão sobre práticas escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima; VALDEMÁRIA, Rosa Teresa (org.). A Cultura escolar em debate: questões metodológicas e desafios para a pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 2004, p. 2-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.