O Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI): Uma reflexão sobre o seu uso para o ensino de História da Educação

A reflection about its use for teaching history of education

Autores

  • Ellen Santos Barbosa Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

LAPEDHI, Lei n. 5692/71, Fontes para História da Educação

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo, descrever as vivências e apresentar uma das diversas possibilidades de estudo existente no Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI).O laboratório é localizado na UNEB-CAMPUS VI e salvaguarda diversas fontes históricas, principalmente no que se refere a História da Educação na Bahia. De forma metodológica o relato se organiza no primeiro momento por uma perspectiva narrativa, onde é tratada a vivência e importância do LAPEDHI enquanto um lugar de produção de conhecimento histórico. Em seguida apresentamos fragmentos da pesquisa desenvolvida onde se analisa materiais para formação de professores sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) lei de n° 5.692 de 1971, a partir de fontes salvaguardadas no LAPEDHI, que nos mostram as influências ideológicas da ditadura militar e dos setores capitalistas, que apostavam na reforma como base para alavancar o desenvolvimento do país por meio da profissionalização do ensino, tentando fazer da reforma, uma “nova concepção de escola”. O acervo presente no LAPEDHI abre espaço para estudos com diversas possibilidades para a pesquisa historiográfica e se constitui como um ambiente rico para a construção do conhecimento do estudante de licenciatura.

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Biografia do Autor

Ellen Santos Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Professora da rede privada na cidade de Guanambi-BA. Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (UNEB). Licenciada em História (UNEB-2021).

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

BARBOSA, E. S. O Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI): Uma reflexão sobre o seu uso para o ensino de História da Educação: A reflection about its use for teaching history of education. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 153–167, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/15691. Acesso em: 3 maio. 2024.