O Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI): Uma reflexão sobre o seu uso para o ensino de História da Educação

A reflection about its use for teaching history of education

Autores

  • Ellen Santos Barbosa Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

LAPEDHI, Lei n. 5692/71, Fontes para História da Educação

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo, descrever as vivências e apresentar uma das diversas possibilidades de estudo existente no Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI).O laboratório é localizado na UNEB-CAMPUS VI e salvaguarda diversas fontes históricas, principalmente no que se refere a História da Educação na Bahia. De forma metodológica o relato se organiza no primeiro momento por uma perspectiva narrativa, onde é tratada a vivência e importância do LAPEDHI enquanto um lugar de produção de conhecimento histórico. Em seguida apresentamos fragmentos da pesquisa desenvolvida onde se analisa materiais para formação de professores sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) lei de n° 5.692 de 1971, a partir de fontes salvaguardadas no LAPEDHI, que nos mostram as influências ideológicas da ditadura militar e dos setores capitalistas, que apostavam na reforma como base para alavancar o desenvolvimento do país por meio da profissionalização do ensino, tentando fazer da reforma, uma “nova concepção de escola”. O acervo presente no LAPEDHI abre espaço para estudos com diversas possibilidades para a pesquisa historiográfica e se constitui como um ambiente rico para a construção do conhecimento do estudante de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Santos Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Professora da rede privada na cidade de Guanambi-BA. Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (UNEB). Licenciada em História (UNEB-2021).

Referências

BAHIA/SEC. Lei nº 5.692, Diretrizes e Bases do Ensino de 1º e 2º Graus 1971 (Encarte com estudo analítico). Salvador: SEC, 1972.

BARBOSA, Ellen Santos. A Educação na Bahia, Desdobramentos no Contexto Ditatorial: A LDB 5.692/71 (1964-1971). Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Caetité, 2021.

BRASIL. Lei nº 5692, de 11 de outubro de 1982. Fixa diretrizes e bases par o ensino do 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm , Acesso em: 08 de nov. 2022.

CARVALHO, Delgado de. Introdução Metodológica aos Estudos Sociais. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1970.

CARVALHO, Washington, CORDEIRO, Maria Ângela de Morais, CHICARINO, Angelica da Graça Palmeira, SIQUEIRA, Adautto Ferreira, DE SOUZA, Angelina Uehara, CURSINATO, Rafael e TAYAMA, Thiago. O Laboratório Didático e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de Química. São Paulo: UNESP, 2002. Disponível em: https://www.unesp.br › PDFNE2002 › olabdidatico. Acesso em: 16 de nov. 2022.

CUNHA, Ana Rita. A educação era melhor na época da ditadura?In: Revista Nova Escola[on line], Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2018. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/12558/a-educacao-era-melhor-na-epoca-da-ditadura. Acesso em: 01 de nov. 2023.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; DE ALMEIDA, Claudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 16 de nov. 2022.

NASCIMENTO, Thiago R. Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º E 2º Graus: A “Doutrina do Núcleo Comum. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis, UFSC, 2015. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548945015_5b4653fc9f27e1f0991701ee902f16ca.pdf. Acesso em: 31 de mai 2021.

PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa [online]. 2001, n. 114. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300008. Acesso em: 16 de nov. 2022.

REVAH. Daniel, TOLEDO, Maria Rita de Almeida. O regime militar na (des)memória da editora abril: a revista escola e a difusão da lei 5.692/71. Revista História da Educação- RHE, Porto Alegre, v.15, n. 33, p. 137-161, jan-abr 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/20108 . Acesso em 27 de maio de 2021. Acesso em 10 de nov.2022.

REVISTA ESCOLA. [Encarte] Mais que uma reforma: uma nova concepção de escola - Texto da Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Comentário do professor Valnir Chagas, membro do Conselho Federal de Educação - MEC. In: Revista Escola, São Paulo, outubro. 1971.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Coleção Memória da Educação, 4ª Ed., Campinas: Autores Associados, 2013.

___.O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES [online]. São Paulo, v. 28, n. 76, p. 291-312, Dez/2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002 . Acesso em: 9 de jun. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

BARBOSA, E. S. O Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI): Uma reflexão sobre o seu uso para o ensino de História da Educação: A reflection about its use for teaching history of education. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 153–167, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/15691. Acesso em: 19 nov. 2024.