O Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI): Uma reflexão sobre o seu uso para o ensino de História da Educação
A reflection about its use for teaching history of education
Palavras-chave:
LAPEDHI, Lei n. 5692/71, Fontes para História da EducaçãoResumo
O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo, descrever as vivências e apresentar uma das diversas possibilidades de estudo existente no Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI).O laboratório é localizado na UNEB-CAMPUS VI e salvaguarda diversas fontes históricas, principalmente no que se refere a História da Educação na Bahia. De forma metodológica o relato se organiza no primeiro momento por uma perspectiva narrativa, onde é tratada a vivência e importância do LAPEDHI enquanto um lugar de produção de conhecimento histórico. Em seguida apresentamos fragmentos da pesquisa desenvolvida onde se analisa materiais para formação de professores sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) lei de n° 5.692 de 1971, a partir de fontes salvaguardadas no LAPEDHI, que nos mostram as influências ideológicas da ditadura militar e dos setores capitalistas, que apostavam na reforma como base para alavancar o desenvolvimento do país por meio da profissionalização do ensino, tentando fazer da reforma, uma “nova concepção de escola”. O acervo presente no LAPEDHI abre espaço para estudos com diversas possibilidades para a pesquisa historiográfica e se constitui como um ambiente rico para a construção do conhecimento do estudante de licenciatura.
Downloads
Referências
BAHIA/SEC. Lei nº 5.692, Diretrizes e Bases do Ensino de 1º e 2º Graus 1971 (Encarte com estudo analítico). Salvador: SEC, 1972.
BARBOSA, Ellen Santos. A Educação na Bahia, Desdobramentos no Contexto Ditatorial: A LDB 5.692/71 (1964-1971). Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Caetité, 2021.
BRASIL. Lei nº 5692, de 11 de outubro de 1982. Fixa diretrizes e bases par o ensino do 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm , Acesso em: 08 de nov. 2022.
CARVALHO, Delgado de. Introdução Metodológica aos Estudos Sociais. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1970.
CARVALHO, Washington, CORDEIRO, Maria Ângela de Morais, CHICARINO, Angelica da Graça Palmeira, SIQUEIRA, Adautto Ferreira, DE SOUZA, Angelina Uehara, CURSINATO, Rafael e TAYAMA, Thiago. O Laboratório Didático e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de Química. São Paulo: UNESP, 2002. Disponível em: https://www.unesp.br › PDFNE2002 › olabdidatico. Acesso em: 16 de nov. 2022.
CUNHA, Ana Rita. A educação era melhor na época da ditadura?In: Revista Nova Escola[on line], Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2018. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/12558/a-educacao-era-melhor-na-epoca-da-ditadura. Acesso em: 01 de nov. 2023.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; DE ALMEIDA, Claudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 16 de nov. 2022.
NASCIMENTO, Thiago R. Os Estudos Sociais e a Reforma de Ensino de 1º E 2º Graus: A “Doutrina do Núcleo Comum. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis, UFSC, 2015. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548945015_5b4653fc9f27e1f0991701ee902f16ca.pdf. Acesso em: 31 de mai 2021.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa [online]. 2001, n. 114. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300008. Acesso em: 16 de nov. 2022.
REVAH. Daniel, TOLEDO, Maria Rita de Almeida. O regime militar na (des)memória da editora abril: a revista escola e a difusão da lei 5.692/71. Revista História da Educação- RHE, Porto Alegre, v.15, n. 33, p. 137-161, jan-abr 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/20108 . Acesso em 27 de maio de 2021. Acesso em 10 de nov.2022.
REVISTA ESCOLA. [Encarte] Mais que uma reforma: uma nova concepção de escola - Texto da Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Comentário do professor Valnir Chagas, membro do Conselho Federal de Educação - MEC. In: Revista Escola, São Paulo, outubro. 1971.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Coleção Memória da Educação, 4ª Ed., Campinas: Autores Associados, 2013.
___.O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES [online]. São Paulo, v. 28, n. 76, p. 291-312, Dez/2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002 . Acesso em: 9 de jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.