O ser e o fazer docente no ensino superior no Brasil: desafios contemporâneos

Autores

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo
  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos
  • Arthur Cássio de Oliveira Vieira

Resumo

A formação docente para Ensino Superior no Brasil tem sido negligenciada ao longo de décadas. Esse profissional que tem um papel social fundamental para a sociedade, muitas vezes, chega nesse nível de ensino com pouca ou quase nenhuma experiência prática no ensino. Dessa forma, este texto tem como objetivo discutir brevemente alguns aspectos que envolvem o ser e o fazer docente no Ensino Superior. Para tanto, fazemos uso da legislação e da literatura que trata sobre a temática. Este estudo tem como metodologia a revisão bibliográfica e a análise documental. Nesse contexto, o ponto de partida na elaboração da nossa reflexão é o seguinte questionamento: que elementos formativos devem nortear a docência no Ensino Superior? Resultados demonstram a necessidade de repensar a formação docente para o Ensino Superior, não apenas a formação inicial, mas a continuada, de modo que se reconheça o papel formador deste profissional e a sua relevância social.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

LAÍS PAULA DE MEDEIROS CAMPOS AZEVEDO; NARA LIDIANA SILVA DIAS CARLOS; ARTHUR CÁSSIO DE OLIVEIRA VIEIRA. O ser e o fazer docente no ensino superior no Brasil: desafios contemporâneos. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/10389. Acesso em: 21 jan. 2025.