Relação com o Saber e Juvenilização

um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p101-115

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educando, Vida do educando

Resumo

Este artigo busca compreender a Relação com o Saber de um grupo de estudantes que ingressam na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), evidenciando o fenômeno da juvenilização, seus aprendizados e os móbeis que determinam a sua inserção na EJA. Participaram 20 estudantes da EJA do Ensino Fundamental II da Escolas Reunidas Professor Francisco de Paula Abreu, localizada na cidade de Paripiranga (BA). Apoiamo-nos na abordagem qualitativa e conduzimos esta investigação ancoradas na teoria Relação com o Saber de Bernard Charlot. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos do questionário e do Balanço de Saber. A análise dos dados produzidos apontou que a Relação com o Saber dos sujeitos desta pesquisa está ligada, com maior preponderância, ao desejo de projeção universitária, embora não se perceba certa valorização das aprendizagens, uma vez que a categoria mais prevalente foram as aprendizagens não especificadas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora substituta na Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação. Grupo Pesquisa: Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS. Temáticas: Relação com o Saber, Ensino, Transições educacionais, Ensino superior privado, educação e trabalho. 

Ana Maria Freitas Teixeira , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em educação pela universidade Paris 8. Profa. Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Grupos de pesquisa: Educação e Contemporaneidade (EduCon). Programa de Pós Graduação em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade . Temáticas: juventude, educação e trabalho; Relação com o Saber, transições socioeducacionais; narrativas de vida.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CHARLOT, Bernard. A Relação com o Saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais. Tradução de Catarina Matos. Porto – Portugal: LEGIS, 2009a.

CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Revista de Ciências da Educação, n.10, p. 89-96, 2009b.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Tradução de Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves; KAIZER, Suzana. O princípio da coletividade: alternativa para pensarmos as pesquisas em educação. Momento, v. 21, n. 2, p. 65-76, jul./dez. 2012.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FURTADO, Q. V. F. Jovens na educação de jovens e adultos: produção do fracasso no processo de escolarização. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2015.

GARCIA, Juliana De Vietro; MACHADO, Thais; ZERO, Maria Aparecida. O papel do docente na educação de jovens e adultos. v. 9, n. 1, p. 65-90, jan./jun., 2013.

GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alinea, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973.

SANCEVERINO, Adriana Regina. Os sentidos da mediação na prática pedagógica da educação de pessoas jovens e adultas. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

SOUZA FILHO, Alcides Alves de; CASSOL, Atenuza Pires; AMORIM, Antonio. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 718-737, jul./set. 2021.

VIEIRA, Karina Sales. Estudantes universitários de uma instituição privada e suas relações com o saber: de espectadores a protagonistas. São Cristóvão, 2017, 214 páginas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Sergipe.

VIEIRA, Karina Sales. De jaleco branco: a relação com o saber dos estudantes de medicina de uma universidade privada. São Cristóvão, 2022, 242 páginas. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Sergipe.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-30

Como Citar

VIEIRA, K.; FREITAS TEIXEIRA , A. M. Relação com o Saber e Juvenilização: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 101–115, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p101-115. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19801. Acesso em: 21 nov. 2024.