Relação com o Saber e Juvenilização
um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p101-115Mots-clés :
Educação de Jovens e Adultos, Educando, Vida do educandoRésumé
Este artigo busca compreender a Relação com o Saber de um grupo de estudantes que ingressam na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), evidenciando o fenômeno da juvenilização, seus aprendizados e os móbeis que determinam a sua inserção na EJA. Participaram 20 estudantes da EJA do Ensino Fundamental II da Escolas Reunidas Professor Francisco de Paula Abreu, localizada na cidade de Paripiranga (BA). Apoiamo-nos na abordagem qualitativa e conduzimos esta investigação ancoradas na teoria Relação com o Saber de Bernard Charlot. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos do questionário e do Balanço de Saber. A análise dos dados produzidos apontou que a Relação com o Saber dos sujeitos desta pesquisa está ligada, com maior preponderância, ao desejo de projeção universitária, embora não se perceba certa valorização das aprendizagens, uma vez que a categoria mais prevalente foram as aprendizagens não especificadas.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CHARLOT, Bernard. A Relação com o Saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais. Tradução de Catarina Matos. Porto – Portugal: LEGIS, 2009a.
CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Revista de Ciências da Educação, n.10, p. 89-96, 2009b.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Tradução de Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves; KAIZER, Suzana. O princípio da coletividade: alternativa para pensarmos as pesquisas em educação. Momento, v. 21, n. 2, p. 65-76, jul./dez. 2012.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FURTADO, Q. V. F. Jovens na educação de jovens e adultos: produção do fracasso no processo de escolarização. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2015.
GARCIA, Juliana De Vietro; MACHADO, Thais; ZERO, Maria Aparecida. O papel do docente na educação de jovens e adultos. v. 9, n. 1, p. 65-90, jan./jun., 2013.
GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alinea, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973.
SANCEVERINO, Adriana Regina. Os sentidos da mediação na prática pedagógica da educação de pessoas jovens e adultas. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
SOUZA FILHO, Alcides Alves de; CASSOL, Atenuza Pires; AMORIM, Antonio. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 718-737, jul./set. 2021.
VIEIRA, Karina Sales. Estudantes universitários de uma instituição privada e suas relações com o saber: de espectadores a protagonistas. São Cristóvão, 2017, 214 páginas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Sergipe.
VIEIRA, Karina Sales. De jaleco branco: a relação com o saber dos estudantes de medicina de uma universidade privada. São Cristóvão, 2022, 242 páginas. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Sergipe.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Karina Vieira, Ana Maria Freitas Teixeira 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017