O memorial de formação e o processo de “tornar-se” professora de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p295-314

Palavras-chave:

Formação inicial; Memorial de formação; Educação Física; Práticas corporais.

Resumo

Objetiva analisar relações que as experiências com as práticas sociocorporais anteriores à entrada na universidade estabelecem com a escolha da área de formação e com o aprendizado da docência em Educação Física. Partindo da trajetória de uma estudante, analisa registros (auto)biográficos produzidos ao longo do curso, entre os quais está o memorial de formação, examinado com base na metodologia de pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que toma como objeto e sujeito da investigação o indivíduo que narra. Ainda que as experiências anteriores sejam significativas nas escolhas que envolvem a formação em Educação Física, a análise indica que não são determinantes na aprendizagem da docência. No processo de tornar-se professora de Educação Física, as possibilidades de mediação pedagógica e de aproximação com contextos de ensino-aprendizagem durante a licenciatura, bem como, as reflexões produzidas em perspectiva (auto)biográfica, ganham relevo.

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Biografia do Autor

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes); pesquisadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE).

Gabriella de Oliveira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; integrante do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

CAMPOS BERTO, R.; DE OLIVEIRA REIS, G. . O memorial de formação e o processo de “tornar-se” professora de educação física. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 295–314, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p295-314. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16920. Acesso em: 17 jul. 2024.