O memorial de formação e o processo de “tornar-se” professora de educação física
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p295-314Mots-clés :
Formação inicial; Memorial de formação; Educação Física; Práticas corporais.Résumé
Objetiva analisar relações que as experiências com as práticas sociocorporais anteriores à entrada na universidade estabelecem com a escolha da área de formação e com o aprendizado da docência em Educação Física. Partindo da trajetória de uma estudante, analisa registros (auto)biográficos produzidos ao longo do curso, entre os quais está o memorial de formação, examinado com base na metodologia de pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que toma como objeto e sujeito da investigação o indivíduo que narra. Ainda que as experiências anteriores sejam significativas nas escolhas que envolvem a formação em Educação Física, a análise indica que não são determinantes na aprendizagem da docência. No processo de tornar-se professora de Educação Física, as possibilidades de mediação pedagógica e de aproximação com contextos de ensino-aprendizagem durante a licenciatura, bem como, as reflexões produzidas em perspectiva (auto)biográfica, ganham relevo.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memoriais de formação: a (re) significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, v. 34, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8708. Acesso em: 20 mar. 2023.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Metamemória-memórias: memoriais rememorados/narrados/refletidos em Seminário de Investigação-Formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatiana Mabel Nobre. (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. 1. Ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
ALMEIDA, Luciano de; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O lugar da experiência no âmbito da Educação Física. Movimento, v. 17, n. 4, 2011. p. 247-263. https://doi.org/10.22456/1982-8918.20918
ALVES, Rubem. O corpo e as palavras. In: BRUHNS, Heloisa T. Conversando sobre o corpo. 3. ed. Campinas: Papirus, 1989.
BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1979.
CRUZ, Cristiane Bremenkamp et al. Gestão coletiva, temporalidades e transversalidades nos processos formativos de professores. Educação, v. 47, n. 1, p. 1–24, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/56899. Acesso em: 15 mar. 2023.
DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. p. 86-95.
FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Experiências sociocorporais e formação docente em Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 14, n. 1, 2008. p. 85-110. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2395
FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, v. 10, n. 1, 2004. p. 89-111. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2827
FRAGA, Rosana Dias; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação e aprendizagem na docência em educação física escolar. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, 2015. https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.25036
GOMES-DA-SILVA, Eliane; SANT’AGOSTINO, Lúcia Helena Ferraz; BETTI, Mauro. Expressão corporal e linguagem na Educação Física: uma perspectiva semiótica. Revista mackenzie de educacão física e esporte, v. 4, p. 29-38, 2005. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1307. Acesso em: 18 mar. 2023.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos. Motrivivência, v. 27, n. 44, 2015. p. 36-48. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p36
JOSSO, Marie-Christine et al. Experiências de vida e formação. 2004.
MAFFEI, Willer Soares; VERARDI, Carlos Eduardo Lopes; PESSÔA FILHO, Dalton Müller. Formação inicial do professor de Educação Física: produções acadêmicas entre 2005–2014. Motrivivência, v. 28, n. 49, 2016. p. 146-163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p146
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, maio./ago. 2005. p. 599-615. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200015
NÓVOA, António. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine et al. Experiências de vida e formação. 2004.
PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatiana Mabel Nobre. (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. 1. Ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
PEREIRA, Gabriella Da Silva; FIGUEIREDO, Zenolia Christina Campos. O tornar-se professor de Educação Física na formação inicial: um olhar sob as narrativas de formação. Motrivivência, v. 30, n. 56, 2018. p. 62-75. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p62
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2000. p. 15-34.
QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física-modalidade EAD. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 19, n. 2, 2013. p. 185-205. https://doi.org/10.22456/1982-8918.23488
REZER, Ricardo. Relações entre conhecimento e prática pedagógica no campo da educação física: pontos de vista… Revista Motrivivência, Florianópolis, n. 28, 2007. p. 38-62. https://doi.org/10.5007/%25x
SILVA, Alexandra Rosa; KRUG, Hugo Norberto. As trajetórias formativas de acadêmicos de educação física do curso de licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professor. Atos de pesquisa em educação, v. 7, n. 4, 2013. p. 1026-1052. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6890. Acesso em: 2 mar. 2023.
SOUZA, Ana Paula Gestoso de et al. Formação e aprendizagens de mentoras iniciantes em um programa de indução à docência. Imagens da Educação ISSN 2179-8427, v. 9, n. 2, 2019. p. 141-156. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.46711
XXXX. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. XXXX: Colegiado de Licenciatura em Educação Física, 2014.
VALLE, Ione Ribeiro. Carreira do Magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, ago. 2006. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416/1155. Acesso em: 15 mar. 2023.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rosianny Campos Berto, Gabriella de Oliveira Reis 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017