O memorial de formação e o processo de “tornar-se” professora de educação física
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p295-314Keywords:
Initial education; Educational memory; Physical education; Body practices.Abstract
Our aim is to analyze the relationships that experiences with socio-corporal practices prior to entering college establish with the choice of field of education and with learning to teach Physical Education. Starting from a student’s career, we analyze the (auto-)biographical records produced throughout the course of study. This includes the memory log, which is examined on the basis of research methodology training (JOSSO, 2004), and which makes the person who narrates the subject and object of the investigation. Although previous experiences play an important role in the choice of training in Physical Education, the analysis shows that they are not crucial for teaching the learning. In the process of becoming a Physical Education teacher, the possibilities of pedagogical mediation and approach to teaching-learning contexts during study, as well as reflections made in (auto-)biographical perspective, become more important.
Downloads
References
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memoriais de formação: a (re) significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, v. 34, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8708. Acesso em: 20 mar. 2023.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Metamemória-memórias: memoriais rememorados/narrados/refletidos em Seminário de Investigação-Formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatiana Mabel Nobre. (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. 1. Ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
ALMEIDA, Luciano de; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O lugar da experiência no âmbito da Educação Física. Movimento, v. 17, n. 4, 2011. p. 247-263. https://doi.org/10.22456/1982-8918.20918
ALVES, Rubem. O corpo e as palavras. In: BRUHNS, Heloisa T. Conversando sobre o corpo. 3. ed. Campinas: Papirus, 1989.
BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1979.
CRUZ, Cristiane Bremenkamp et al. Gestão coletiva, temporalidades e transversalidades nos processos formativos de professores. Educação, v. 47, n. 1, p. 1–24, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/56899. Acesso em: 15 mar. 2023.
DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. p. 86-95.
FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Experiências sociocorporais e formação docente em Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 14, n. 1, 2008. p. 85-110. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2395
FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, v. 10, n. 1, 2004. p. 89-111. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2827
FRAGA, Rosana Dias; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação e aprendizagem na docência em educação física escolar. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, 2015. https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.25036
GOMES-DA-SILVA, Eliane; SANT’AGOSTINO, Lúcia Helena Ferraz; BETTI, Mauro. Expressão corporal e linguagem na Educação Física: uma perspectiva semiótica. Revista mackenzie de educacão física e esporte, v. 4, p. 29-38, 2005. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1307. Acesso em: 18 mar. 2023.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos. Motrivivência, v. 27, n. 44, 2015. p. 36-48. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p36
JOSSO, Marie-Christine et al. Experiências de vida e formação. 2004.
MAFFEI, Willer Soares; VERARDI, Carlos Eduardo Lopes; PESSÔA FILHO, Dalton Müller. Formação inicial do professor de Educação Física: produções acadêmicas entre 2005–2014. Motrivivência, v. 28, n. 49, 2016. p. 146-163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p146
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, maio./ago. 2005. p. 599-615. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200015
NÓVOA, António. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine et al. Experiências de vida e formação. 2004.
PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatiana Mabel Nobre. (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. 1. Ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
PEREIRA, Gabriella Da Silva; FIGUEIREDO, Zenolia Christina Campos. O tornar-se professor de Educação Física na formação inicial: um olhar sob as narrativas de formação. Motrivivência, v. 30, n. 56, 2018. p. 62-75. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p62
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2000. p. 15-34.
QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física-modalidade EAD. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 19, n. 2, 2013. p. 185-205. https://doi.org/10.22456/1982-8918.23488
REZER, Ricardo. Relações entre conhecimento e prática pedagógica no campo da educação física: pontos de vista… Revista Motrivivência, Florianópolis, n. 28, 2007. p. 38-62. https://doi.org/10.5007/%25x
SILVA, Alexandra Rosa; KRUG, Hugo Norberto. As trajetórias formativas de acadêmicos de educação física do curso de licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professor. Atos de pesquisa em educação, v. 7, n. 4, 2013. p. 1026-1052. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6890. Acesso em: 2 mar. 2023.
SOUZA, Ana Paula Gestoso de et al. Formação e aprendizagens de mentoras iniciantes em um programa de indução à docência. Imagens da Educação ISSN 2179-8427, v. 9, n. 2, 2019. p. 141-156. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.46711
XXXX. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. XXXX: Colegiado de Licenciatura em Educação Física, 2014.
VALLE, Ione Ribeiro. Carreira do Magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, ago. 2006. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416/1155. Acesso em: 15 mar. 2023.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rosianny Campos Berto, Gabriella de Oliveira Reis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017