Aprendizagens Profissionais de Professores-Tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)

Autores

  • Jefferson da Silva Moreira Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde https://orcid.org/0000-0002-5918-7928
  • David Moises Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p81-99

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Desenvolvimento Profissional, Professores de Educação Superior, Professor Tutor, Formação de Professores

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou processos de aprendizagem profissional da docência, com ênfase na base de conhecimento para o ensino, de professores-tutores de um curso de Engenharia de Computação envolvidos com o método Problem Based-Learning (PBL). Os dados empíricos foram produzidos por 4 professores-tutores escreveram casos de ensino com base nas suas próprias experiências profissionais. Esses casos elaborados foram analisados a partir de pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (1996). Os resultados sinalizam o caráter dinâmico dos processos de aprendizagem da docência dos participantes, bem como evidenciaram a construção e mobilização de conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico do conteúdo e, sobretudo, conteúdo pedagógico geral relacionado a pressupostos e situações próprios do método PBL.

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduado em Pedagogia (UEFS). Professor do Departamento de Educação da UEFS na área de Política Educacional e Gestão Educacional. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

DA SILVA MOREIRA, J.; BARRETO DOS SANTOS, D. M. Aprendizagens Profissionais de Professores-Tutores no Método Problem-Based Learning (PBL). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 81–99, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p81-99. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16878. Acesso em: 17 jul. 2024.