Aprendizagens Profissionais de Professores-Tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p81-99Mots-clés :
Aprendizagem Baseada em Problemas, Desenvolvimento Profissional, Professores de Educação Superior, Professor Tutor, Formação de ProfessoresRésumé
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou processos de aprendizagem profissional da docência, com ênfase na base de conhecimento para o ensino, de professores-tutores de um curso de Engenharia de Computação envolvidos com o método Problem Based-Learning (PBL). Os dados empíricos foram produzidos por 4 professores-tutores escreveram casos de ensino com base nas suas próprias experiências profissionais. Esses casos elaborados foram analisados a partir de pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (1996). Os resultados sinalizam o caráter dinâmico dos processos de aprendizagem da docência dos participantes, bem como evidenciaram a construção e mobilização de conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico do conteúdo e, sobretudo, conteúdo pedagógico geral relacionado a pressupostos e situações próprios do método PBL.
Téléchargements
Références
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 25–40, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 8 mar. 2023.
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: Formação de professores: tendências atuais. MIZUKAMI, M. da G. N; REALI, A. M. R. (Orgs). São Carlos: EdUFSCar, 1996.
CINTRA, C. S.; BITTENCOURT, R. A.. Being a PBL Teacher in Computer Engineering: An Interpretative Phenomenological Analysis. In: FIE 2015 - 45th Annual Frontiers In Education Conference, 2015, El Paso. Proceedings of the 45th Annual Frontiers In Education Conference, 2015.
CRUZ, Giseli Barreto da; COSTA, Elana Cristiana dos Santos; PAIVA, Marilza Maia de Souza; ABREU, Teo Bueno de. Indução docente em revisão: sentidos concorrentes e práticas prevalecentes. Cad. Pesqui., São Paulo, v.52, e09072, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/4JwtgxNHdScBJmYwR5b7GZg/?lang=pt. Acesso em 18 mar 2023.
D'ÁVILA, Cristina Maria; LEAL, Luiz Antonio Batista. Nos labirintos da docência universitária: saberes profissionais construídos em redes educativas. In: Desenvolvimento profissional docente: currículo, docência e avaliação na educação superior. RAMOS, K. M. C; VEIGA, I. P. A (Orgs). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto Editora, 2001.
GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130. Acesso em: 7 set. 2022.
HMELO-SILVER, C. E. Problem-based learning: What and how do students learn? Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235–266, set. 2004.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007
LEON, L. B; ONÓFRIO, F. Q. Aprendizagem Baseada em Problemas na graduação Médica – uma revisão da literatura atual. Revista Brasileira de Educação Médica, nº 39, v. 4, 2015.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativa. São Paulo: Editora EPU, 1986.
MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo professional docente: como se aprende a ensenar? Narcea Ediciones, Madrid, España, 2009.
MERSETH, K. K. (1996): “Cases and Case Methods in Teacher Education”. In: SIKULA, J. (Ed.). Handbook of Research on Teacher Education. New York, Macmillan, pp. 722-744.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2010.
MIZUKAMI, M. G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições teóricas de Lee Shulman. Revista Educação, v. 29, n. 2, p. 33-49, Santa Maria, 2004. Disponível em: http: www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 7 set. 2022.
MIZUKAMI, M. G. N et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de formação e investigação. São Carlos: EdUFSCar, 2010, 203 p.
MIZUKAMI, M. G. N. et. al. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: MIZUKAMI, M. da G. N; REALI, A. M. R. (Orgs). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996.
MOREIRA, Jefferson da Silva; Ribeiro, Marinalva Lopes. Conhecimentos profissionais mobilizados por professores-engenheiros para gerir dilemas da prática pedagógica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 124–141, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2252. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2252. Acesso em: 7 set. 2022.
NEWMAN, M. J. Problem Based Learning : An introduction and overview of the key features of the approach. Journal of Veterenary Medical Education, v. 32, n. 1, p. 12–20, 2005.
NONO, M. A; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365. Acesso em: 8 set. 2022.
NONO, M. A; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1450. Acesso em: 8 set. 2022.
NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, M. C. (Org.). Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. p. 11-17.
PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B. Aprendizagem da docência, formação e desenvolvimento profissional: trilogia da profissionalização docente. In: Formação, representações e saberes docente: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Ramalho, B. L; Nuñes, I. B. (Org.) Campinas, SP: Mercado das Letras, Natal, UFRN, 2014.
RIBEIRO, L. R. C; MIZUKAMI, M. G. N. A perspectiva docente sobre uma implementação da aprendizagem baseada em problemas (PBL) no ensino de engenharia. In: Complexidade da docência e formação continuada de professores. São Carlos, EdUFSCar, 2009.
RIBEIRO, Luís Roberto Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos: UFSCAR, 2005.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SHULMAN, L; SHULMAN, J. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 120- 142, jan.jun, 2016.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC. São Paulo, vol. 4, n. 2, p.196-229, dez 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 8 set. 2022.
SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, São Paulo, 2014.
VAILLANT, Denise. La inserción del profesorado novel en América Latina: Hacia la integralidad de las políticas. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 25(2), 79-97, 2021. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/18442. Acesso em 18 de março de 2023.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jefferson da Silva Moreira, David Moises Barreto dos Santos 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017