Pesquisa-Ação e Aprendizagem Docente

Reflexões Sobre Desenvolvimento Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p220-239

Palavras-chave:

Pesquisa-ação; aprendizagem; docência; desenvolvimento profissional.

Resumo

Refletir sobre a aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional no século XXI implica pensar sobre a sociedade contemporânea e a demanda por profissionais conectados com o cenário mutável e de aprendizagem permanente. Este trabalho, produto de um estudo de revisão de literatura, objetiva discutir sobre a pesquisa-ação como estratégia para a aprendizagem da docência, trazendo a seguinte problemática: a pesquisa-ação tem potencial formativo no processo de aprendizagem da docência? Os principais resultados sinalizam que o trabalho colaborativo é um dos eixos da nova profissionalidade docente e requer diferentes aprendizagens para que o professor ressignifique seu ethos profissional alicerçado no compromisso com a profissão e no engajamento. Também evidenciam que a pesquisa-ação apresenta seu potencial formativo em razão de seu caráter prático e emancipatório ao articular teoria e prática em contextos concretos, possibilitando a ampliação tanto da autonomia como do nível de consciência e reflexividade do professor.  De modo geral, as ponderações elaboradas manifestam sobre a sociabilidade docente com foco na valorização da inteligência profissional do professor ancorada na pesquisa-ação colaborativa, como pressuposto para o alargamento das aprendizagens docentes e desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Antonia Dalva França-Carvalho

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular, Pró-reitora de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Piauí. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI,
Teresina, Piauí, Brasil

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

SANTOS ARAÚJO, Z. T.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Pesquisa-Ação e Aprendizagem Docente: Reflexões Sobre Desenvolvimento Profissional . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 220–239, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p220-239. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16876. Acesso em: 17 jul. 2024.