Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da EJA
desafios curriculares
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p136-154Mots-clés :
EJA, ENSINO MÉDIO, TRANSIÇÃO, CURRÍCULO.Résumé
Nas últimas décadas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta gradativo aumento da presença de jovens, fenômeno impulsionado pela migração de estudantes da educação regular, ocasionado por fatores de diversas ordens, como aspectos políticos, legais, pedagógicos, sociais, econômicos e subjetivos (BRUNEL, 2014; CARRANO 2007; DAYREL, 2005 e outros). Partimos do pressuposto de que a EJA redireciona os estudantes nas suas trajetórias formativas, assegurando o direito à educação. O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes do ensino médio da EJA de uma escola pública do Sul da Bahia sobre o processo de transição, apresentando os dilemas e desafios curriculares. A referida pesquisa do tipo descritiva, se ancora na abordagem qualitativa, cujos sujeitos entrevistados foram estudantes da EJA. Os resultados sinalizam lacunas significativas em relação a projetos, ações e estratégias específicas de apoio à transição escolar na EJA, o que representa um obstáculo significativo para os alunos, impedindo-os de enfrentar os desafios acadêmicos e sociais associados à mudança para o Ensino Médio.
Téléchargements
Références
ABRANTES, Pedro. As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico. Rer. Interacções, n. 01, p. 25-53 (2005).
ARROYO, Miguel G. Escola coerente à Escola possível. São Paulo, Loyola, 1997.
ARROYO, Miguel González. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e adultos, v. 1, n. 0, p. 1-10, ago. 2007.
Disponível em: <http://mariaellytcc.pbworks.com/f/ REVEJ@_0_MiguelArroyo.pdf >.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: UFSC, 2014.
BRASIL/MEC. LEI de n ° 9394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e participação social no Brasil: evidências de um diálogo nacional com jovens de regiões metropolitanas.2007. Anais do XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Guadalajara.
______. O ensino médio na transição da juventude para a vida adulta. In: FERREIRA, C. A.; PERES, S. O.; BRAGA, C. N.; CARDOSO, M. L.M. (Orgs.). Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensinomédio. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2011, v. , p. 34-49.
DE OLIVEIRA, M. da C. C. V. B.; DOS SANTOS COSTA, G.. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 48-77, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7336. Disponível em:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7336.
DAZA,P.L.; LLANES,O. J.; FIGUERA,G. P. Exploring the persistence of adults on secondary education courses: occupational status, satisfaction and self-efficacy as key factors. Journal of New Approaches in Educational Research (2024) 13:6
https://doi.org/10.1007/s44322‑023‑00005‑2
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo / Moacir Gadotti. -- São Paulo. Instituto Paulo Freire. 2009.
GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis. Anais..., Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. p. 1-18
LARANJEIRA, D. H. P; IRIART, M. F. S; RODRIGUES, M. S. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação & Realidade, 41(1), 117–133, 2016.
LEBOURG, Elodia Honse; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; SILVA, Luciano Campos da. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 102, n. 260, p. 82-98, jan. 2021.
LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Transição para o ensino médio: relação entre política de correção de fluxo e trajetórias escolares. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA. Disponível em:
LIMA, Maria de Fátima Magalhães de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Transição para o Ensino Médio: Gestão de Política de Correção de Fluxo e Trajetórias Escolares. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Vol. 29, No 51, 2021.
MALLOWS, D; DOS SANTOS COSTA, G. Persistencia en la educación de jóvenes y adultos: reflexiones sobre currículo e inclusión. In Educación e inclusión: desafíos formativos y curriculares. Barcelona: Ediciones Zaragoza, España, 2019. 39-53.
OLIVEIRA, M. K. 1999. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. 1999, N. 12, p. 59-73.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 4. ed – São Paulo: Edições Loyola, 1987.
RIBEIRO, Carlos A. Costa. 2011. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no brasil. Dados 54 (1): 41-87.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino / J. Gimeno Sacristán e A. I. Pérez Gómez; trad. Ernani F. da. Fonseca Rosa - 4. ed. - ArtMed, 1998.
SILVA, A. de J. da et al. Educadores de jovens trabalhadores que estudam: aprendendo a ensinar. In: SILVA, Analice da. Diálogos com a juventude presentes na EJA. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
SOUZA, Edna Rodrigues de. Juvenilização da Eja: quais saberes? Quais práticas? Qual currículo? (dissertação).147f. Salvador: UNEB, 2019.
TITTON, M. Educação no Ensino Médio: desafios e pers
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Zirani Neta Vidal, Graça dos Santos Costa, Patrícia Lessa Santos Costa 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017