O Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos
dilemas, contradições e desafios
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p12-16Palavras-chave:
EJAResumo
Neste dossiê exploramos questões atuais que impactam a Educação de Jovens e Adultos no nível médio (EJA/ensino médio). Por meio de uma série de artigos de estudiosos de diversas regiões do Brasil, apresentamos importantes contribuições para melhor compreender as pressões e influências sobre o ensino médio na EJA. O dossiê está composto por dez artigos, cada um com foco e contexto distintos, abrangendo diferentes territórios formativos. Nesta apresentação do dossiê contextualizamos os artigos para os leitores e indicamos os impulsionadores das mudanças que estão sendo sentidas no chão das salas de aula nas escolas de EJA em todo o país
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis , RJ: Vozes, 2013.
BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Juventude e trabalho: desafios e perspectivas para as políticas públicas. In: ABRAMO, Helena Wendel, BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da Juventude Brasileira. Análise de uma Pesquisa Nacional. São Paulo: Edição Fundação Perseu Abramo e Instituto da Cidadania, 2011.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.
BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e participação social no Brasil: evidências de um diálogo nacional com jovens de regiões
metropolitanas. CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA, 26. Anais… Guadalajara: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2007
DE OLIVEIRA, M. da C. C. V. B.; COSTA, G. dos S. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
CURRICULARES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 48-77, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7336. Disponível em:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7336. Acesso em: 10 set. 2024.
LARANJEIRA, D. H. P; IRIART, M. F. S; RODRIGUES, M. S. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação & Realidade, v. 41, n. 1, p. 117-133, 2016.
PEREIRA, Talita Vidal; OLIVEIRA, Roberta Avoglio Alves. Juvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 528-553, maio/ago. 2018.
RUMMERT, S. M.; ALGEBAILE, E.; VENTURA, J. P. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e
combinado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, jul./set. 2013. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mWLQpZwNVfML7wyt6zjQ6R/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 ago 2024
SANCEVERINO, A. R.; LÓDI, E. D.; LAFFIN, M. H. L. F. As Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: o fenômeno juvenilização. Práxis Educacional, v. 16, n. 42, p. 21- 47, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/
article/view/7334. Acesso em: 20 ago. 2022.
VENTURA, J.; CRUZ, T.; MARQUES, C. As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES. Perspectiva: UFSC, v. 38, p. 01- 25, 2020. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e66039. Acesso em: 12 ago. 2024.
VENTURA, J. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 04, p. 09-35, 2016. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.
php/educajovenseadultos/article/view/3089.
VIDAL, Z. N. Transições juvenis na saída do ensino fundamental para o ensino médio da EJA: desafios e possibilidades no município de Gandu-Ba. 2024. 00 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) –Departamento de Educação.
Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Graça dos Santos Costa, David Mallows
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017