O Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos
dilemas, contradições e desafios
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p12-16Mots-clés :
EJARésumé
Neste dossiê exploramos questões atuais que impactam a Educação de Jovens e Adultos no nível médio (EJA/ensino médio). Por meio de uma série de artigos de estudiosos de diversas regiões do Brasil, apresentamos importantes contribuições para melhor compreender as pressões e influências sobre o ensino médio na EJA. O dossiê está composto por dez artigos, cada um com foco e contexto distintos, abrangendo diferentes territórios formativos. Nesta apresentação do dossiê contextualizamos os artigos para os leitores e indicamos os impulsionadores das mudanças que estão sendo sentidas no chão das salas de aula nas escolas de EJA em todo o país
Téléchargements
Références
ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis , RJ: Vozes, 2013.
BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Juventude e trabalho: desafios e perspectivas para as políticas públicas. In: ABRAMO, Helena Wendel, BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da Juventude Brasileira. Análise de uma Pesquisa Nacional. São Paulo: Edição Fundação Perseu Abramo e Instituto da Cidadania, 2011.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.
BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e participação social no Brasil: evidências de um diálogo nacional com jovens de regiões
metropolitanas. CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA, 26. Anais… Guadalajara: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2007
DE OLIVEIRA, M. da C. C. V. B.; COSTA, G. dos S. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
CURRICULARES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 48-77, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7336. Disponível em:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7336. Acesso em: 10 set. 2024.
LARANJEIRA, D. H. P; IRIART, M. F. S; RODRIGUES, M. S. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação & Realidade, v. 41, n. 1, p. 117-133, 2016.
PEREIRA, Talita Vidal; OLIVEIRA, Roberta Avoglio Alves. Juvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 528-553, maio/ago. 2018.
RUMMERT, S. M.; ALGEBAILE, E.; VENTURA, J. P. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e
combinado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, jul./set. 2013. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mWLQpZwNVfML7wyt6zjQ6R/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 ago 2024
SANCEVERINO, A. R.; LÓDI, E. D.; LAFFIN, M. H. L. F. As Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: o fenômeno juvenilização. Práxis Educacional, v. 16, n. 42, p. 21- 47, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/
article/view/7334. Acesso em: 20 ago. 2022.
VENTURA, J.; CRUZ, T.; MARQUES, C. As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES. Perspectiva: UFSC, v. 38, p. 01- 25, 2020. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e66039. Acesso em: 12 ago. 2024.
VENTURA, J. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 04, p. 09-35, 2016. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.
php/educajovenseadultos/article/view/3089.
VIDAL, Z. N. Transições juvenis na saída do ensino fundamental para o ensino médio da EJA: desafios e possibilidades no município de Gandu-Ba. 2024. 00 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) –Departamento de Educação.
Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Graça dos Santos Costa, David Mallows 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017