Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da EJA

desafios curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p136-154

Palavras-chave:

EJA, ENSINO MÉDIO, TRANSIÇÃO, CURRÍCULO.

Resumo

Nas últimas décadas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta gradativo aumento da presença de jovens, fenômeno impulsionado pela migração de estudantes da educação regular, ocasionado por fatores de diversas ordens, como aspectos políticos, legais, pedagógicos, sociais, econômicos e subjetivos (BRUNEL, 2014; CARRANO 2007; DAYREL, 2005 e outros). Partimos do pressuposto de que a EJA redireciona os estudantes nas suas trajetórias formativas, assegurando o direito à educação. O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes do ensino médio da EJA de uma escola pública do Sul da Bahia sobre o processo de transição, apresentando os dilemas e desafios curriculares. A referida pesquisa do tipo descritiva, se ancora na abordagem qualitativa, cujos sujeitos entrevistados foram estudantes da EJA. Os resultados sinalizam lacunas significativas em relação a projetos, ações e estratégias específicas de apoio à transição escolar na EJA, o que representa um obstáculo significativo para os alunos, impedindo-os de enfrentar os desafios acadêmicos e sociais associados à mudança para o Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zirani Neta Vidal, UNEB

Zirani Neta Vidal. Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação (IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI). Mestranda do Programa em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Graça dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia(1997). Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (2009), mestrado em Educação pela Universidade de Québec à Chicoutimi (2004) Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Salamanca(2006),Especialista em Gestão e Planejamento escolar pela Universidade do Estado de Bahia (1998). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS (1996), Professora permanente do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos( MPEJA) da UNEB(2014). Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona no marco do Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ministério de Educação Espanhol. Pós-doutora em Educação pela na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED/ Bolsista CAPES- PNPD. Realização de estadias em universidades europeias e latino-americanas. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Seus estudos, investigações e publicações estão relacionados currículo, formação de professores/as e direitos humanos, abordando aspectos didáticos e epistemológicos da atenção à diversidade educativa na Educação de Jovens e Adultos.

Patrícia Lessa Santos Costa, UNEB

Patrícia Lessa Santos Costa. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora  dos Mestrados Profissionais em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) e em Gestão e  Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) .

Referências

ABRANTES, Pedro. As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico. Rer. Interacções, n. 01, p. 25-53 (2005).

ARROYO, Miguel G. Escola coerente à Escola possível. São Paulo, Loyola, 1997.

ARROYO, Miguel González. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e adultos, v. 1, n. 0, p. 1-10, ago. 2007.

Disponível em: <http://mariaellytcc.pbworks.com/f/ REVEJ@_0_MiguelArroyo.pdf >.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: UFSC, 2014.

BRASIL/MEC. LEI de n ° 9394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e participação social no Brasil: evidências de um diálogo nacional com jovens de regiões metropolitanas.2007. Anais do XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Guadalajara.

______. O ensino médio na transição da juventude para a vida adulta. In: FERREIRA, C. A.; PERES, S. O.; BRAGA, C. N.; CARDOSO, M. L.M. (Orgs.). Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensinomédio. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2011, v. , p. 34-49.

DE OLIVEIRA, M. da C. C. V. B.; DOS SANTOS COSTA, G.. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 48-77, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7336. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7336.

DAZA,P.L.; LLANES,O. J.; FIGUERA,G. P. Exploring the persistence of adults on secondary education courses: occupational status, satisfaction and self-efficacy as key factors. Journal of New Approaches in Educational Research (2024) 13:6

https://doi.org/10.1007/s44322‑023‑00005‑2

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo / Moacir Gadotti. -- São Paulo. Instituto Paulo Freire. 2009.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis. Anais..., Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. p. 1-18

LARANJEIRA, D. H. P; IRIART, M. F. S; RODRIGUES, M. S. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação & Realidade, 41(1), 117–133, 2016.

LEBOURG, Elodia Honse; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; SILVA, Luciano Campos da. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 102, n. 260, p. 82-98, jan. 2021.

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Transição para o ensino médio: relação entre política de correção de fluxo e trajetórias escolares. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA. Disponível em:

http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT14_1103.pdf

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Transição para o Ensino Médio: Gestão de Política de Correção de Fluxo e Trajetórias Escolares. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Vol. 29, No 51, 2021.

MALLOWS, D; DOS SANTOS COSTA, G. Persistencia en la educación de jóvenes y adultos: reflexiones sobre currículo e inclusión. In Educación e inclusión: desafíos formativos y curriculares. Barcelona: Ediciones Zaragoza, España, 2019. 39-53.

OLIVEIRA, M. K. 1999. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. 1999, N. 12, p. 59-73.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 4. ed – São Paulo: Edições Loyola, 1987.

RIBEIRO, Carlos A. Costa. 2011. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no brasil. Dados 54 (1): 41-87.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino / J. Gimeno Sacristán e A. I. Pérez Gómez; trad. Ernani F. da. Fonseca Rosa - 4. ed. - ArtMed, 1998.

SILVA, A. de J. da et al. Educadores de jovens trabalhadores que estudam: aprendendo a ensinar. In: SILVA, Analice da. Diálogos com a juventude presentes na EJA. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

SOUZA, Edna Rodrigues de. Juvenilização da Eja: quais saberes? Quais práticas? Qual currículo? (dissertação).147f. Salvador: UNEB, 2019.

TITTON, M. Educação no Ensino Médio: desafios e pers

Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-30

Como Citar

NETA VIDAL, Z.; COSTA, G. dos S.; COSTA, P. L. S. Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da EJA: desafios curriculares. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 136–154, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p136-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19898. Acesso em: 21 nov. 2024.