Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da EJA
desafios curriculares
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p136-154Palavras-chave:
EJA, ENSINO MÉDIO, TRANSIÇÃO, CURRÍCULO.Resumo
Nas últimas décadas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta gradativo aumento da presença de jovens, fenômeno impulsionado pela migração de estudantes da educação regular, ocasionado por fatores de diversas ordens, como aspectos políticos, legais, pedagógicos, sociais, econômicos e subjetivos (BRUNEL, 2014; CARRANO 2007; DAYREL, 2005 e outros). Partimos do pressuposto de que a EJA redireciona os estudantes nas suas trajetórias formativas, assegurando o direito à educação. O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes do ensino médio da EJA de uma escola pública do Sul da Bahia sobre o processo de transição, apresentando os dilemas e desafios curriculares. A referida pesquisa do tipo descritiva, se ancora na abordagem qualitativa, cujos sujeitos entrevistados foram estudantes da EJA. Os resultados sinalizam lacunas significativas em relação a projetos, ações e estratégias específicas de apoio à transição escolar na EJA, o que representa um obstáculo significativo para os alunos, impedindo-os de enfrentar os desafios acadêmicos e sociais associados à mudança para o Ensino Médio.
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Atualizado em 15/07/2017