Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da EJA

desafios curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p136-154

Palavras-chave:

EJA, ENSINO MÉDIO, TRANSIÇÃO, CURRÍCULO.

Resumo

Nas últimas décadas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta gradativo aumento da presença de jovens, fenômeno impulsionado pela migração de estudantes da educação regular, ocasionado por fatores de diversas ordens, como aspectos políticos, legais, pedagógicos, sociais, econômicos e subjetivos (BRUNEL, 2014; CARRANO 2007; DAYREL, 2005 e outros). Partimos do pressuposto de que a EJA redireciona os estudantes nas suas trajetórias formativas, assegurando o direito à educação. O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes do ensino médio da EJA de uma escola pública do Sul da Bahia sobre o processo de transição, apresentando os dilemas e desafios curriculares. A referida pesquisa do tipo descritiva, se ancora na abordagem qualitativa, cujos sujeitos entrevistados foram estudantes da EJA. Os resultados sinalizam lacunas significativas em relação a projetos, ações e estratégias específicas de apoio à transição escolar na EJA, o que representa um obstáculo significativo para os alunos, impedindo-os de enfrentar os desafios acadêmicos e sociais associados à mudança para o Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Zirani Neta Vidal, UNEB

Zirani Neta Vidal. Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação (IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI). Mestranda do Programa em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Graça dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia(1997). Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (2009), mestrado em Educação pela Universidade de Québec à Chicoutimi (2004) Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Salamanca(2006),Especialista em Gestão e Planejamento escolar pela Universidade do Estado de Bahia (1998). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS (1996), Professora permanente do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos( MPEJA) da UNEB(2014). Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona no marco do Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ministério de Educação Espanhol. Pós-doutora em Educação pela na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED/ Bolsista CAPES- PNPD. Realização de estadias em universidades europeias e latino-americanas. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Seus estudos, investigações e publicações estão relacionados currículo, formação de professores/as e direitos humanos, abordando aspectos didáticos e epistemológicos da atenção à diversidade educativa na Educação de Jovens e Adultos.

Patrícia Lessa Santos Costa, UNEB

Patrícia Lessa Santos Costa. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora  dos Mestrados Profissionais em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) e em Gestão e  Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) .

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

NETA VIDAL, Z.; COSTA, G. dos S.; COSTA, P. L. S. Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da EJA: desafios curriculares. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 136–154, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p136-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19898. Acesso em: 21 dez. 2024.