O Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos

dilemas, contradições e desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p12-16

Palabras clave:

EJA

Resumen

Neste dossiê exploramos questões atuais que impactam a Educação de Jovens e Adultos no nível médio (EJA/ensino médio). Por meio de uma série de artigos de estudiosos de diversas regiões do Brasil, apresentamos importantes contribuições para melhor compreender as pressões e influências sobre o ensino médio na EJA. O dossiê está composto por dez artigos, cada um com foco e contexto distintos, abrangendo diferentes territórios formativos. Nesta apresentação do dossiê contextualizamos os artigos para os leitores e indicamos os impulsionadores das mudanças que estão sendo sentidas no chão das salas de aula nas escolas de EJA em todo o país

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

David Mallows, Instituto de Educação da UCL

Professor associado no Instituto de Educação da UCL e diretor do Centro de Escrita Acadêmica do IOE

Citas

ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis , RJ: Vozes, 2013.

BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Juventude e trabalho: desafios e perspectivas para as políticas públicas. In: ABRAMO, Helena Wendel, BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da Juventude Brasileira. Análise de uma Pesquisa Nacional. São Paulo: Edição Fundação Perseu Abramo e Instituto da Cidadania, 2011.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.

BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e participação social no Brasil: evidências de um diálogo nacional com jovens de regiões

metropolitanas. CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA, 26. Anais… Guadalajara: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2007

DE OLIVEIRA, M. da C. C. V. B.; COSTA, G. dos S. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

CURRICULARES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 48-77, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7336. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7336. Acesso em: 10 set. 2024.

LARANJEIRA, D. H. P; IRIART, M. F. S; RODRIGUES, M. S. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação & Realidade, v. 41, n. 1, p. 117-133, 2016.

PEREIRA, Talita Vidal; OLIVEIRA, Roberta Avoglio Alves. Juvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 528-553, maio/ago. 2018.

RUMMERT, S. M.; ALGEBAILE, E.; VENTURA, J. P. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e

combinado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, jul./set. 2013. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mWLQpZwNVfML7wyt6zjQ6R/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 ago 2024

SANCEVERINO, A. R.; LÓDI, E. D.; LAFFIN, M. H. L. F. As Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens e Adultas: o fenômeno juvenilização. Práxis Educacional, v. 16, n. 42, p. 21- 47, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/

article/view/7334. Acesso em: 20 ago. 2022.

VENTURA, J.; CRUZ, T.; MARQUES, C. As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES. Perspectiva: UFSC, v. 38, p. 01- 25, 2020. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e66039. Acesso em: 12 ago. 2024.

VENTURA, J. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 04, p. 09-35, 2016. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.

php/educajovenseadultos/article/view/3089.

VIDAL, Z. N. Transições juvenis na saída do ensino fundamental para o ensino médio da EJA: desafios e possibilidades no município de Gandu-Ba. 2024. 00 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) –Departamento de Educação.

Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.

Archivos adicionales

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

COSTA, G. dos S.; MALLOWS, D. O Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos : dilemas, contradições e desafios. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 12–16, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p12-16. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/21930. Acesso em: 3 dic. 2024.