(Co)autoria de Recursos Educacionais Abertos e inovação educacional:

caminhos ético-estéticos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197

Mots-clés :

Recusos Educacionais Abertos, (Co)autoria, Inovação Educacional, Fluência tecnológioc-pedagógica

Résumé

Na esteira de quefazeres e saberes ético-estéticos, investigamos em que medida a (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) potencializa inovação na Educação Básica. Em movimento cíclico-espiralado de pesquisa-ação, (co)autoramos o Small Open Online Course “REA: Educação para o futuro”, ofertando-o a professores da Educação Básica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Ao longo das atividades de estudo, produzimos dados teórico-práticos que potencializaram, neste artigo, a análise interpretativo-crítica de discursos de professores participantes, sob o recorte temático inovação didático-metodológica e fluência tecnológico-pedagógica. Defendemos que, nas relações dialógicas dos REA com o tripé Educação, tecnologias e inovação, a disruptividade acontece à medida que (co)autoramos em rede à luz de atos éticos e estéticos. Assim, a (co)autoria de REA, responsável e responsiva, depende da fluência tecnológico-pedagógica para fomentar e consolidar inovação educacional disruptiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mara Denize Mazzardo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 Doutora em Educação pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal. Professora Externa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Références

ANDRADE, C. D. Uma pedra no meio do caminho: Biografia de um poema. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1967.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Título original: K filosoffi postupka (1920). [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Edital de Convocação 01/2017– CGPLI. Edital de Convocação Para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas Para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2019. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/10521-pnld-2019. Acesso em: 12 mar. 2021

CHRISTENSEN, C. M.; RAYNOR, M.; MCDONALD, R. What Is Disruptive? In: Harvard Business Review. Dez. 2015. Disponível em: https:// hbr.org/2015/12/what-is-disruptive-innovation. Acesso em: 19 mar. 2021.

DAVID, C. et al. Padrões e Competência em TIC para Professores: Marco Político. Título original: ICT competency standards for teachers: policy framework. UNESCO: Paris, 2008. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf Acesso em: 10 jan. 2021.

DEMO, P. Habilidades do Século XXI, Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008.Disponível em: http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf Acesso em: 15 jan. 2021.

EDUCAUSE - Horizon Report 2019 - Higher Education Edition. Disponível em: <https://library.educause.edu/-/media/files/library/2019/4/2019horizonreport.pdf?la=en&hash=C8E8D444AF372E705FA1BF9D4FF0DD4CC6F0FDD1>. Acesso em: 19 jan 2021.

FREIRE, P. FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985

JACQUES, J. S. Performance docente na (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) no ensino superior: atos éticos e estéticos. Tese de Doutorado em Educação, 225p. Santa Maria, RS: UFSM, 2017.

JACQUES, J. S.; MALLMANN, E. M.; MAZZARDO, M. D. Por uma educação equitativa e emancipatória: Recursos Educacionais Abertos (REA) como dispositivos de autoria e democratização curricular. Revista e-Curriculum, v. 19, n. 1, jan./mar.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/43979 Acesso em: 30 mar. 2021.

KAFAI, Y. et al. National Research Council. Being Fluent with Information Technology. National Academy Press. Washington, D.C. ISBN: 0-309-51741-9, 1999. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/6482.html>. Acesso em: 19 jan. 2021.

LÓPEZ, C.; HEREDIA, Y. Marco de referencia para la evaluación de proyectos de innovación educativa - Guía de Aplicación. 2017, Tecnológico de Monterrey. Disponível em: http://escalai.com/que_escalai/guia_app/ Acesso em: 15 mar. 2021

MALLMANN, E. M. Massive/Small Open Online Courses (MOOC/SOOC) e RecursosEducacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v.18, n.56, p. 84-107, 2018. Disponível em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/23599/22649. Acesso em: 31 mar. 2021.

MALLMANN, E. M. et. al. Os Recursos Educacionais Abertos como caminhos emergentes para autoria e coautoria na docência. In: Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. ESUD 2017. Rio Grande. FURG. 2017. Disponível em: https://esud2017.furg.br/images/arquivos/ANAIS_ESUD2017_final.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

MALLMANN, E. M. et al. Formação de professores da educação básica no RS: inovação didático-metodológica mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA). Projeto de Pesquisa com auxílio financeiro Edital 02/2017 Programa Pesquisador Gaúcho – PqG – FAPERGS. Santa Maria: UFSM, 2017.

MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D.; MAZZARDO, M. D. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores. RENOTE, v. 11, n. 3, p. 01-10, dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/2W2sdMp. Acesso em: 10 mar. 2021.

MAZZARDO, M. D. Recursos Educacionais Abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do Ensino Médio. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Portugal: Universidade Aberta, 2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7788. Acesso em: 15 mar. 2021

MIT MEDIA LAB. Fluência Tecnológica. Tradução Tereza Martinho Marques. Azeitão, Setúbal, Portugal, 2015. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/847/53/20152_ulsd_dep.17852_tm_anexo38e.pdf. Acesso em: 19 jan. 2020.

MOTA, R.; SCOTT, D. Educando Para Inovação e Aprendizagem Independente. Elsevier Brazil, 2014.

PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge. Proposal to the National Science Foundation. MIT Media Lab, 1995. Disponível em: <http://grantome.com/grant/NSF/DRL-9553474>. Acesso em: 19 jan 2021.

SOBRAL, A. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: Bakhtin: conceitos-chave. BRAIT, Beth. (org.). 5ª ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2014a.

SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. In: Bakhtin: conceitos-chave. BRAIT, Beth. (org.). 5ª ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2014b.

TAKAHASHI, T. (org). Sociedade da informação no Brasil - Livro Verde.2000.

UNESCO. Declaração REA de Paris. 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf, Acesso em: 20 fev. 2021.

WILSON, C. et al. Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. 194 p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.

Publié-e

2021-11-19

Comment citer

JACQUES, J. S. .; MALLMANN, E. M. .; MAZZARDO, M. D. (Co)autoria de Recursos Educacionais Abertos e inovação educacional:: caminhos ético-estéticos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 181–197, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11587. Acesso em: 24 nov. 2024.