DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1

Autores

  • Juliana Sales Jacques Universidade Federal de Santa Maria-(UFSM)
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64

Palavras-chave:

Materiais didáticos hipermidiáticos, Design pedagógico, Exemplar teórico-prático, Performance docente

Resumo

Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performancedocente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação
sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação
participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção
e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.

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Biografia do Autor

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria-(UFSM)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Bolsista de projetos de extensão da UFSM.

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor-adjunto do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Como Citar

JACQUES, J. S.; MALLMANN, E. M. DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 49–64, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047. Acesso em: 26 dez. 2024.