DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64Palavras-chave:
Materiais didáticos hipermidiáticos, Design pedagógico, Exemplar teórico-prático, Performance docenteResumo
Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performancedocente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação
sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação
participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção
e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.
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Atualizado em 15/07/2017