DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64Keywords:
Materiais didáticos hipermidiáticos, Design pedagógico, Exemplar teórico-prático, Performance docenteAbstract
Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performancedocente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação
sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação
participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção
e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.
Downloads
References
ALBERTI, Taís Fim; ABEGG, Ilse; DE BASTOS, Fábio. Modelo teórico para orientações didático-pedagógicas de atividades no Moodle. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (ESUD), 9. 2012, Recife. Anais... Recife: Unirede, 2012. v. 1, p. 1-14.
AMIEL, Tel; SANTOS, Karen. Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil. Trilha Digital, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 118-133, 2013. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5892>. Acesso em: 06 maio 2014.
AMIEL, Tel. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA; Bianca, ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012. Disponível em: <http://livrorea.net.br>. Acesso em: 08 maio 2014. p 17-31.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BRANDALISE, Loreni Teresinha. Modelos de mediação de percepção e comportamento: uma revisão. 2005. Disponível em: <http://www.lgti.ufsc.br/brandalise.pdf>. Acesso em: 15 maio 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. MEC/SEED: Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 18 maio 2014.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CONTE, Elaine. Repensando a performance na educação: intuições e problemas na recepção. Revista Educação, Santa Maria, RS, v. 38, n. 2, p. 403-416 maio/ago. 2013.
DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscou: Editorial Progresom, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JACQUES, Juliana Sales. Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle. 2014. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.
KAFAI, Yasmin. Et al. Being fluent with information technology. Washington D.C: National Academy Press, 1999. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/6482.html>>. Acesso em: 10 out. 2012.
KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona: Editorial Laertes, 1988.
LATOUR, Bruno. A esperança de pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução de Gilson César Cardoso do Sousa. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MALLMANN, Elena Maria. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 2008. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
MALLMANN, Elena Maria. Et al. EMUABList - Checklist: orientação pedagógica para produção de materiais didáticos Santa Maria, RS: Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/UFSM), 2013. Disponível em: <http://nte.ufsm.br/moodle2_UAB/pluginfile.php/32128/mod_page/content/45/checklistRPDMoodleEMUAB2013.pdf>. Acesso em: 23 out. 2014.
ROCHA, Elisabeth Matos. A produção de material didático para a educação a distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 2, p. 319-341, jul./dez. 2013.
SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no moodle. 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2012.
TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Tradução de Marcelo Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
UNITED NATIONS EDUCACIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Padrões de Competência em TIC para professores: marco político. Paris, 2008.
UNITED NATIONS EDUCACIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO); COMMON WEALTH OF LEARNING (COL). Guidelines for open educational resources (OER) in higher education. Vancouver, 2011. Disponível em: <http://www.col.org/resources/publications/Pages/detail.aspx?PID=364>. Acesso em: 15 maio 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Moodle. Página inicial. 2014. Disponível em: <http://nte.ufsm.br/moodle2_UAB/mod/page/view.php?id=16820>. Acesso em: 23 out. 2014.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017