(Co)autoria de Recursos Educacionais Abertos e inovação educacional:

caminhos ético-estéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197

Palavras-chave:

Recusos Educacionais Abertos, (Co)autoria, Inovação Educacional, Fluência tecnológioc-pedagógica

Resumo

Na esteira de quefazeres e saberes ético-estéticos, investigamos em que medida a (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) potencializa inovação na Educação Básica. Em movimento cíclico-espiralado de pesquisa-ação, (co)autoramos o Small Open Online Course “REA: Educação para o futuro”, ofertando-o a professores da Educação Básica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Ao longo das atividades de estudo, produzimos dados teórico-práticos que potencializaram, neste artigo, a análise interpretativo-crítica de discursos de professores participantes, sob o recorte temático inovação didático-metodológica e fluência tecnológico-pedagógica. Defendemos que, nas relações dialógicas dos REA com o tripé Educação, tecnologias e inovação, a disruptividade acontece à medida que (co)autoramos em rede à luz de atos éticos e estéticos. Assim, a (co)autoria de REA, responsável e responsiva, depende da fluência tecnológico-pedagógica para fomentar e consolidar inovação educacional disruptiva.

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Biografia do Autor

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mara Denize Mazzardo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 Doutora em Educação pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal. Professora Externa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

JACQUES, J. S. .; MALLMANN, E. M. .; MAZZARDO, M. D. (Co)autoria de Recursos Educacionais Abertos e inovação educacional:: caminhos ético-estéticos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 181–197, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11587. Acesso em: 21 jul. 2024.