(Co)autoria de Recursos Educacionais Abertos e inovação educacional:
caminhos ético-estéticos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197Palavras-chave:
Recusos Educacionais Abertos, (Co)autoria, Inovação Educacional, Fluência tecnológioc-pedagógicaResumo
Na esteira de quefazeres e saberes ético-estéticos, investigamos em que medida a (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) potencializa inovação na Educação Básica. Em movimento cíclico-espiralado de pesquisa-ação, (co)autoramos o Small Open Online Course “REA: Educação para o futuro”, ofertando-o a professores da Educação Básica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Ao longo das atividades de estudo, produzimos dados teórico-práticos que potencializaram, neste artigo, a análise interpretativo-crítica de discursos de professores participantes, sob o recorte temático inovação didático-metodológica e fluência tecnológico-pedagógica. Defendemos que, nas relações dialógicas dos REA com o tripé Educação, tecnologias e inovação, a disruptividade acontece à medida que (co)autoramos em rede à luz de atos éticos e estéticos. Assim, a (co)autoria de REA, responsável e responsiva, depende da fluência tecnológico-pedagógica para fomentar e consolidar inovação educacional disruptiva.
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Atualizado em 15/07/2017