A REESTRUTURAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p43-59

Palavras-chave:

Profissão docente, Nova gestão pública, Novo profissionalismo

Resumo

O artigo discute mudanças ocorridas na profissão docente, nas duas últimas décadas no contexto latino-americano, com da introdução da Nova Gestão Pública (NGP). Procura demonstrar como os princípios da NGP vão se impondo na orientação das políticas públicas traduzindo-se em normas, procedimentos administrativos e em práticas que vão transformando valores e identidades junto aos profissionais docentes. Esse discurso penetra o campo da formação docente e das práticas profissionais no sistema educacional, revelando intencionalidades convergentes com os objetivos da reforma em relação aos processos escolares, determinando novas lógicas de organização e gestão que interferem nas relações de trabalho promovendo a reestruturação da profissão docente.

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Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular de Políticas Públicas em Educação (UFMG).
Pesquisadora do CNPq

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, D. A. A REESTRUTURAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NA AMÉRICA LATINA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 43–59, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p43-59. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5660. Acesso em: 5 nov. 2024.