SAÚDE VOCAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gustavo Bicalho Gonçalves Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p89-104

Palavras-chave:

Trabalho docente, Saúde vocal, Saúde e trabalho, Condições de trabalho

Resumo

O artigo discute a saúde vocal e o bem-estar dos docentes, relacionando-os com as percepções dos docentes sobre suas condições de trabalho. A partir de reflexões gerais sobre os riscos à saúde dos docentes, identificados e problematizados em pesquisas focadas na análise das condições de trabalho escolar, procurou-se desenvolver algumas análises de dados quantitativos resultantes da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (TDEBB). Foram criados três grupos de docentes segundo sua vivência de problemas de voz: o grupo E, sem problemas de voz; o grupo R, de risco para os problemas de voz; e o grupo D, diagnosticado com problemas de voz. A conformação desses três grupos foi analisada em quatro níveis: aracterísticas dos docentes, contexto profissional, contexto ambiental e contexto global. Foram ainda desenvolvidas análises qualitativas apoiadas nos relatos dos docentes em grupos focais. Fatores de risco e de proteção à saúde, relacionados às condições de trabalho, são apontados a fim de possibilitar a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, o que pode vir a contribuir para a melhoria na qualidade da educação e valorização da profissão docente.

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Biografia do Autor

Gustavo Bicalho Gonçalves, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de estudos sobre gestão escolar e trabalho docente, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Fonoaudiólogo e Psicólogo.

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora PQ-1A do CNPq.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

GONÇALVES, G. B.; OLIVEIRA, D. A. SAÚDE VOCAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 89–104, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p89-104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2704. Acesso em: 14 nov. 2024.