Apresentação

Autores

  • Liege Maria Queiroz Sitja UNEB
  • Maria Isabel da Cunha UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p13-16

Palavras-chave:

Apresentação, Pedagogia universitaria

Resumo

A emergência e consolidação do campo da Pedagogia Universitária e, no seu âmbito, da problematização sobre os processos de formação do docente para atuar no segmento da educação superior, expressaram a profunda relação entre a qualidade dos profissionais que as universidades se propõem a formar e a necessidade de investimento na formação dos docentes universitários, que precisam atuar no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Os espaços formativos oferecidos no processo experiencial da prática docente com centros de formação, a exemplo do Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica –CEAPIP-UNEB e a Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior -UNICAMP/UNESP dificilmente ocorrem fora das instituições públicas. Esse fenômeno pode ser compreendido considerando-se o regime de trabalho dos docentes que atuam em instituições públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SITJA, Liege Maria Queiroz, CUNHA, Maria Isabel. Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 33 n.74 . Salvador: UNEB. 2024

Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

QUEIROZ SITJA, L. M.; DA CUNHA, M. I. Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 13–16, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p13-16. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20330. Acesso em: 17 jul. 2024.