Os Incidentes Críticos Como Dispositivos Formativos na Docência Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p203-219

Palavras-chave:

incidentes críticos, dispositivos formativos, docência universitária.

Resumo

Os incidentes críticos, também denominados de “casos de ensino”, são métodos de ensino que partem da análise de casos concretos, ou neles inspirados, com o objetivo de rememorar reflexivamente a cronologia dos eventos buscando compreender as decisões que os tornaram inevitáveis. Como meios de apreensão de vivências, os incidentes críticos são coesos com os paradigmas da compreensão. Pela via da reflexão, os dilemas apresentados são problematizados para que novos ângulos que os constituem possam emergir e compor intervenções melhor refletidas e embasadas. Pretendi avaliar a potencialidade do dispositivo dos incidentes críticos como método de formação pedagógica dos docentes para atuarem na docência universitária. Neste artigo apresento a experiência do trabalho didático com os incidentes críticos em uma turma do componente “Docência Universitária” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do semestre 2021.2.

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Biografia do Autor

Liége Maria Queiroz Sitja, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduca/UNEB). Líder do Grupo de Estudos em Docência Universitária e Multirreferencialidade (GEDUM/UNEB). Vice-líder do grupo de pesquisa Docência Universitária e formação de professores (DUFOP).

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

QUEIROZ SITJA, L. M. Os Incidentes Críticos Como Dispositivos Formativos na Docência Universitária. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 203–219, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p203-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20047. Acesso em: 11 dez. 2024.

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