Os Incidentes Críticos Como Dispositivos Formativos na Docência Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p203-219

Palavras-chave:

incidentes críticos, dispositivos formativos, docência universitária.

Resumo

Os incidentes críticos, também denominados de “casos de ensino”, são métodos de ensino que partem da análise de casos concretos, ou neles inspirados, com o objetivo de rememorar reflexivamente a cronologia dos eventos buscando compreender as decisões que os tornaram inevitáveis. Como meios de apreensão de vivências, os incidentes críticos são coesos com os paradigmas da compreensão. Pela via da reflexão, os dilemas apresentados são problematizados para que novos ângulos que os constituem possam emergir e compor intervenções melhor refletidas e embasadas. Pretendi avaliar a potencialidade do dispositivo dos incidentes críticos como método de formação pedagógica dos docentes para atuarem na docência universitária. Neste artigo apresento a experiência do trabalho didático com os incidentes críticos em uma turma do componente “Docência Universitária” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do semestre 2021.2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liége Maria Queiroz Sitja, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduca/UNEB). Líder do Grupo de Estudos em Docência Universitária e Multirreferencialidade (GEDUM/UNEB). Vice-líder do grupo de pesquisa Docência Universitária e formação de professores (DUFOP).

Referências

ALMEIDA, L. R. O incidente crítico na formação e pesquisa em educação. Educação & Linguagem, v. 12, n. 19; p. 181-200, jan./jun. 2009.

BOLÍVAR, A. (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: Edusc, 2002.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa en educación. Madrid: La Muralla, 2001.

FLANAGAN, J. C. A técnica dos incidentes críticos. Arq. Bras. Psicol. Aplic., v.24, n.2, p. 99-141, abr./jun. 1973.

FLANAGAN, J. C. La technique de l’incident critique. Revue de Psycologie Appliquée, v. 4, n. 2, p. 165-185, abr. 1954.

GONZÁLEZ-REY, F. L. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, MCVR. Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Ed. Átomo e Alínea, 2006.

GREMLER, D. D. A Técnica do Incidente Crítico na Pesquisa de Serviços. Journal of Service Research, v. 7, n. 1, p. 65-89, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1094670504266138

MINICUCCI, A. Dinâmica de Grupo. Teorias e sistemas. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1997.

MINICUCCI, A. Relações Humanas. Psicologia das relações interpessoais. São Paulo: Atlas, 1982.

NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Revista Cadernos de Pesquisa: Fundação Carlos Chagas. v. 47, n. 166. out./dez.2017.

PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

TRILLO, F. As atitudes dos estudantes: um indicador da qualidade universitária. In: TRILLO, Felipe (coord.). Atitudes e valores no ensino. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

WOODS, P. Critical events in teaching and learning. Londres: The Falmer Press, 1993.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

QUEIROZ SITJA, L. M. Os Incidentes Críticos Como Dispositivos Formativos na Docência Universitária. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 203–219, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p203-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20047. Acesso em: 17 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)