A Docência e a Aprendizagem em Cursos de Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p67-80Palavras-chave:
Didática., Licenciaturas., Formação de professores., Conteúdo e forma.Resumo
Diante do desafio de formar professores para atuar no complexo cenário da educação contemporânea, reconhecemos a necessidade de pesquisas que tratem da formação pedagógica e do trabalho dos docentes universitários, formadores de futuros professores. É importante refletir acerca do ambiente da aula na universidade e de como são desenvolvidas as práticas pedagógicas. Reafirmamos que a docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradições entre o discurso, a prática e o campo científico, que é atravessado por diferentes valores e crenças. Envolvem a docência que lida com desafios que a reconfiguram e a ressignificam. Destacando o campo da Didática nas licenciaturas evidenciamos o papel e a responsabilidade redobrada destes docentes frente aos seus alunos, pois a forma com que desenvolvem seu trabalho se constitui como conteúdo para os alunos em formação. As reflexões dialogam com autores como Tardif (2005), Marcelo Garcia (1999) ,Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) ,Souza Santos (2000), Bourdieu (1983) , para registrar os principais. Decorre de uma pesquisa de campo que favoreceu as compreensões teóricas aqui veiculadas.
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Atualizado em 15/07/2017