A Docência e a Aprendizagem em Cursos de Licenciaturas

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p67-80

Mots-clés :

Didática., Licenciaturas., Formação de professores., Conteúdo e forma.

Résumé

Diante do desafio de formar professores para atuar no complexo cenário da educação contemporânea, reconhecemos a necessidade de pesquisas que tratem da formação pedagógica e do trabalho dos docentes universitários, formadores de futuros professores. É importante refletir acerca do ambiente da aula na universidade e de como são desenvolvidas as práticas pedagógicas. Reafirmamos que a docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradições entre o discurso,  a prática e o campo científico, que é atravessado por diferentes valores e crenças. Envolvem a docência  que lida com desafios que a reconfiguram e a ressignificam. Destacando o campo da Didática nas licenciaturas evidenciamos o papel e a responsabilidade redobrada destes docentes frente aos seus alunos, pois a forma com que desenvolvem seu trabalho se constitui como conteúdo para os alunos em formação. As reflexões dialogam com autores como Tardif (2005), Marcelo Garcia (1999) ,Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) ,Souza Santos (2000), Bourdieu (1983) , para registrar os principais. Decorre de uma pesquisa de campo que favoreceu as compreensões teóricas aqui veiculadas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação daUniversidade Federal de Pelotas, onde foi Pró Reitora de Graduação e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação. Atua também no Programa de Ensino em Saude da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É mestre em educação pela PUCRS e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem estudos de pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri e realizou Estágio Senior na Universidade de Sevilha. Autora de diversos livros e artigos relacionados com a formação de professores e a pedagogia universitária. É pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Maria Janine Dalpiaz Resckhe, UNISINOS

Possui graduação em Ciências Sociais - bacharelado (1987) e licenciatura (1985) - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Educação Popular na UNISINOS (1987) mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Integra o grupo de pesquisa GIPedU vinculado à Universidade Federal de Pelotas. Participa como integrante também no GPDIGES vinculado a UNISINOS e recentemente está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Desenvolve pesquisa na área da Pedagogia Universitária desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Didática, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia Universitária. Atualmente, é professora no curso de Pedagogia na Faculdades Integradas de Taquara. Professora convidada no Mestrado Profissional em Gestão Educacional -UNISINOS. Realizando estágio Pós-doutoral no PPGEDu - UFPEL-RS

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Publié-e

2024-06-05

Comment citer

DA CUNHA, M. I.; DALPIAZ RESCKHE, M. J. A Docência e a Aprendizagem em Cursos de Licenciaturas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 67–80, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p67-80. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19990. Acesso em: 12 déc. 2024.

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