Relação com o Saber e Juvenilização

um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p101-115

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educando, Vida do educando

Resumo

Este artigo busca compreender a Relação com o Saber de um grupo de estudantes que ingressam na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), evidenciando o fenômeno da juvenilização, seus aprendizados e os móbeis que determinam a sua inserção na EJA. Participaram 20 estudantes da EJA do Ensino Fundamental II da Escolas Reunidas Professor Francisco de Paula Abreu, localizada na cidade de Paripiranga (BA). Apoiamo-nos na abordagem qualitativa e conduzimos esta investigação ancoradas na teoria Relação com o Saber de Bernard Charlot. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos do questionário e do Balanço de Saber. A análise dos dados produzidos apontou que a Relação com o Saber dos sujeitos desta pesquisa está ligada, com maior preponderância, ao desejo de projeção universitária, embora não se perceba certa valorização das aprendizagens, uma vez que a categoria mais prevalente foram as aprendizagens não especificadas.

 

 

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Biografia do Autor

Karina Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora substituta na Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação. Grupo Pesquisa: Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS. Temáticas: Relação com o Saber, Ensino, Transições educacionais, Ensino superior privado, educação e trabalho. 

Ana Maria Freitas Teixeira , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em educação pela universidade Paris 8. Profa. Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Grupos de pesquisa: Educação e Contemporaneidade (EduCon). Programa de Pós Graduação em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade . Temáticas: juventude, educação e trabalho; Relação com o Saber, transições socioeducacionais; narrativas de vida.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

VIEIRA, K.; FREITAS TEIXEIRA , A. M. Relação com o Saber e Juvenilização: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 101–115, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p101-115. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19801. Acesso em: 21 dez. 2024.