Relação com o Saber e Juvenilização
um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p101-115Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educando, Vida do educandoResumo
Este artigo busca compreender a Relação com o Saber de um grupo de estudantes que ingressam na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), evidenciando o fenômeno da juvenilização, seus aprendizados e os móbeis que determinam a sua inserção na EJA. Participaram 20 estudantes da EJA do Ensino Fundamental II da Escolas Reunidas Professor Francisco de Paula Abreu, localizada na cidade de Paripiranga (BA). Apoiamo-nos na abordagem qualitativa e conduzimos esta investigação ancoradas na teoria Relação com o Saber de Bernard Charlot. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos do questionário e do Balanço de Saber. A análise dos dados produzidos apontou que a Relação com o Saber dos sujeitos desta pesquisa está ligada, com maior preponderância, ao desejo de projeção universitária, embora não se perceba certa valorização das aprendizagens, uma vez que a categoria mais prevalente foram as aprendizagens não especificadas.
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Atualizado em 15/07/2017