Aprendizagens Profissionais de Professores-Tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p81-99Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Desenvolvimento Profissional, Professores de Educação Superior, Professor Tutor, Formação de ProfessoresResumo
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou processos de aprendizagem profissional da docência, com ênfase na base de conhecimento para o ensino, de professores-tutores de um curso de Engenharia de Computação envolvidos com o método Problem Based-Learning (PBL). Os dados empíricos foram produzidos por 4 professores-tutores escreveram casos de ensino com base nas suas próprias experiências profissionais. Esses casos elaborados foram analisados a partir de pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (1996). Os resultados sinalizam o caráter dinâmico dos processos de aprendizagem da docência dos participantes, bem como evidenciaram a construção e mobilização de conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico do conteúdo e, sobretudo, conteúdo pedagógico geral relacionado a pressupostos e situações próprios do método PBL.
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Atualizado em 15/07/2017