Pesquisa-Ação e Aprendizagem Docente
Reflexões Sobre Desenvolvimento Profissional
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p220-239Palavras-chave:
Pesquisa-ação; aprendizagem; docência; desenvolvimento profissional.Resumo
Refletir sobre a aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional no século XXI implica pensar sobre a sociedade contemporânea e a demanda por profissionais conectados com o cenário mutável e de aprendizagem permanente. Este trabalho, produto de um estudo de revisão de literatura, objetiva discutir sobre a pesquisa-ação como estratégia para a aprendizagem da docência, trazendo a seguinte problemática: a pesquisa-ação tem potencial formativo no processo de aprendizagem da docência? Os principais resultados sinalizam que o trabalho colaborativo é um dos eixos da nova profissionalidade docente e requer diferentes aprendizagens para que o professor ressignifique seu ethos profissional alicerçado no compromisso com a profissão e no engajamento. Também evidenciam que a pesquisa-ação apresenta seu potencial formativo em razão de seu caráter prático e emancipatório ao articular teoria e prática em contextos concretos, possibilitando a ampliação tanto da autonomia como do nível de consciência e reflexividade do professor. De modo geral, as ponderações elaboradas manifestam sobre a sociabilidade docente com foco na valorização da inteligência profissional do professor ancorada na pesquisa-ação colaborativa, como pressuposto para o alargamento das aprendizagens docentes e desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, 3ª edição, Editora: Paz e Terra, 1995.
ALCOFORADO, Luís. Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. In.: Revista Educação. Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 65-84, jan./abr. 2014.
ALTET, M. et al. A profissionalização dos formadores de professores. Tradução de Fátima Murad. Porto alegre: Artmed, 2003.
ARAÚJO, Zilda Tizziana Santos Araújo. Aprendizagem da docência: um estudo com professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2019.
Araújo, Z. T. S.; França-Carvalho, A. D. Formação de professores a distância e início da carreira: significando as aprendizagens da docência. Curitiba, Brazil Publishing, 2020.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: education, knowledge and action research. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986
CARR, Wilfred e KEMMIS, Sthephen. Teoría Crítica de la Ensenanza: La Investigación/Acción en la formación del professorado. Barcelona: Marinez Roca S. A., 1988.
ENGUITA, Mariano Fernandez. A Ambigüidade da Docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.º 4, p. 41 - 61, 1991.
FORMOSINHO, João (coord.). Formação de Professores: aprendizagem profissional e
acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva França. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Piauí. 2007. 239f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2007.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pesquisa fecundando a prática docente: fundamentos epistemológicos. 2000. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/31834. Acesso em: 10. fev. 2023
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S.; ALMEIDA, Whasgthon A. Por uma pedagogia do conhecimento na formação do professor – pesquisador. In: GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S.; ALMEIDA, Whasgthon A. Estágio com pesquisa. Cortez. São Paulo, 2015.
HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra, 1982.
HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação. Trad. Paulo Rodrigues. Lisboa:
Edições 70, 2002.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
KEMMIS, S. La formación del profesor y la creación y extensión de comunidades críticas de profesores. In: Investigación en la Escuela, nº19, p.15-38, 1993.
KEMMIS, S. La Investigación-Acción y la Política de Reflexión. In: ANGULO RASCO, J.F. et alii (orgs.) Desarrollo Profesional del Docente: política, investigación y prática. Madrid: Ed. Akal, 1999.
NOVOA, Antonio (coord.). Os professores e sua formação. Tradução de Graça Cunha et al. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Tradução de Irene Lima Mendes, Regina Correia e Luísa Santos Gil. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999.
MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MEIRIEU, P. Cartas a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Trad. Cláudia
Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
PEREZ GOMEZ,A. O pensamento prático do professor: a formação do profissional como profissional reflexivos. In NOVÓA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA S. G. et al. Pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão de professor. In: MARIN, A. J. (Org.). Educação continuada. Campinas: Papirus, 2000.
RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ B. (Orgs.). Formação, representações e saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ B.; GAUTHIER, C. (Orgs. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SHIROMA, E. Política de profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio, Campo Grande, v. 9, n. 17, p. 64-83, 2003.
SHIROMA, E.O.; EVANGELISTA, O. Profissionalização docente. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
SHIROMA, E.; EVANGELISTA, O. Profissionalização como estratégia de gerenciamento de professores. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 1, n. 2, p. 267-281, 2003.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos. Cenpec. Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, june 2014. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 02 fev. 2023.
STENHOUSE, Lawrence. La Investigación como base de la enseñanza. 5 ed. Madrid: Morata, 2004.
STENHOUSE, Lawrence. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 10.mar.2023.
ZEICHNER, Kenneth M.. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador-acadêmico. In: FIORENTINI, D.; GERALDI, C. G. e PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Zilda Tizziana Santos Araújo, Antonia Dalva França-Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017