A formação entre pares como ação ética e política
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p191-206Palavras-chave:
Formação de professores., Diálogo e reflexão coletiva., PNAICResumo
Este artigo apresenta e discute a formação entre pares no âmbito do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base nos princípios e procedimentos do método interpretativo, 34 relatórios de formadoras e orientadoras de estudo foram analisados. A problematização teórica foi amparada por estudos do campo da formação de professores, da teoria pedagógica e da filosofia política. A formação entre pares e o aprender com o outro são tematizadas no plano da ética e da política, dimensões intrínsecas à docência. A análise dos relatórios demonstra que a formação entre pares acontece num espaço entre escola e Universidade e é potencializada quando são garantidos espaços de diálogo e de reflexão coletiva, o que permite aprender com o outro e sustentar a formação como responsabilidade profissional e política.
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Atualizado em 15/07/2017