WALTER ZANINI E AS MEDIAÇÕES DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL EM REDEMOCRATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46375/reecs.v3i.7899

Palavras-chave:

Sociologia da arte; Arte contemporânea; Curadoria de exposições; Bienal de São Paulo.

Resumo

A partir do estudo de processos de mediação institucional e atividades desempenhadas por agentes culturais intermediários, que operaram na emergência e consolidação da “arte contemporânea” como novo paradigma na história da arte no Brasil. Proponho uma análise desse processo, que se deu ao longo dos anos de 1970 e 1980, articulado às condições limitantes e provocantes de um cenário político que experimentava uma transição gradual e tutelada de um regime ditatorial-militar para uma democracia. Foco o estudo sobre a trajetória de um intermediário cultural específico, Walter Zanini, crítico e historiador de arte, museólogo e professor, que dirigiu o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo entre 1963 e 1978, e foi a primeira pessoa a ocupar o cargo de curador geral para a Bienal Internacional de São Paulo, entre 1980 e 1983, organizando suas 16ª e 17ª edições.  

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Biografia do Autor

Tálisson Melo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro [bolsista CNPq]. Realizou estágio como visiting assistant in research no Center for Cultural Sociology da Yale University (bolsa Capes PDSE, 2018-19). Mestre em Artes (História e Cultura) pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagem do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013-15) [com bolsa integral Pro-PG/UFJF de estágio docência]. Onde também graduou-se Bacharel em Artes e Design (2009-13), com período de intercâmbio acadêmico em Teoria e História da Arte na Universidad de Salamanca, Espanha (2011-12) [com bolsa universitária]. Atua como pesquisador nas áreas de sociologia, história e antropologia das artes, concentrando-se sobre as manifestações relacionadas ao Brasil e à América Latina. Membro do NUSC (Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura - IFCS/UFRJ), e do LAHA (Laboratório de História da Arte - ICH/UFJF).

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Publicado

2021-06-19

Como Citar

SOUZA, T. M. de. WALTER ZANINI E AS MEDIAÇÕES DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL EM REDEMOCRATIZAÇÃO. Revista Encantar, [S. l.], v. 3, p. e021003, 2021. DOI: 10.46375/reecs.v3i.7899. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/7899. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ